5 dicas incríveis para deixar a casa fresca no verão

ler post

A temperatura do nosso planeta tem subido ao longo dos anos e os efeitos estão cada vez mais perceptíveis. Além dos grandes desastres ambientais, a vida no dia a dia também sofreu alterações.

É fácil sentir que o calor – já típico do nosso país tropical – tem castigado todas as regiões. Mesmo os locais tradicionalmente mais amenos sofrem com as altas temperaturas, principalmente no verão.

Todo esse cenário exige cuidados para que a sua saúde não seja prejudicada. Para ter conforto no lar também é preciso atenção. Por isso, preparamos este post com 5 dicas para casa que farão com que seus dias sejam mais frescos no verão.

1. Priorize a circulação natural de ar

O primeiro passo é usar a brisa natural a seu favor. Quem mora no litoral tem ainda mais vantagens nesse ponto. Para isso, as dicas para casa são, basicamente, optar por grandes portas e janelas.

Mantenha as janelas e portas abertas sempre que possível, permitindo que o ar circule por todos os cômodos e deixe os ambientes e a casa fresca no verão.

2. Planeje sua casa de acordo com o sol

Os lugares que recebem a incidência do sol são, naturalmente, mais quentes. Por isso, é preciso planejar a sua casa para que esse fator seja usado a seu favor. Se você está construindo, é mais fácil, mas mesmo uma pequena reforma pode ajudar, com a instalação de um toldo, por exemplo.

Você também pode pensar na organização dos ambientes. Disponha os móveis de acordo com o uso durante o dia, de modo que você não precise usá-los no momento em que tomam sol diretamente. Essa é a segunda dica para uma casa fresca no verão.

3. Cultive plantas

As plantas são altamente capazes de amenizar a temperatura de um ambiente. Na área externa, elas fazem sombra, evitando a incidência direta do sol sobre as paredes. Já na área externa, como em um jardim de inverno, elas deixam o ar mais fresco e agradável.

Você pode investir em plantas médias e pequenas se seu espaço for reduzido. Sacadas e janelas são suficientes para que floreiras e vasos tragam esse clima mais fresco ao seu lar.

4. Aposte nos tecidos leves

A decoração da casa também interfere na sensação térmica. Tecidos grossos e pesados retém mais calor e deixam os ambientes abafados.

Para isso, invista em um enxoval de verão. Aposte em lençóis mais leves para deixar as noites mais tranquilas. Cortinas e persianas também pedem tecidos mais finos e podem ser ótimas aliadas na redução da temperatura.

5. Não abra mão da tecnologia para uma casa fresca no verão

É claro que você não precisa abrir mão da tecnologia. Use aparelhos de ar condicionado e ventiladores sempre que necessário. As dicas para casa nesse sentido são de economia. Quanto menos você precisar desses itens, menor será a sua conta de energia. Então, que tal colocar nossas sugestões acima em prática para deixar os ambientes mais frescos?

Com alguns cuidados e pequenas reformas, você pode deixar sua casa confortável para encarar o verão. Ainda por cima, é possível economizar na fatura de energia, deixando seu bolso e sua consciência ambiental mais tranquilos.

Se você quer mais dicas para casa que facilitarão sua vida, confira também nosso post sobre como a iluminação pode tornar um ambiente muito mais acolhedor.

Tags:

Mais posts do blog.