Acabamento

Tipos de Box para banheiro: saiba como escolher o vidro ideal

box para banheiros

Um dos principais momentos para quem está construindo ou reformando é a escolha de um modelo entre os vários tipos de box para banheiro disponíveis no mercado. Com a variedade de acessórios e acabamentos, a área destinada ao banho se tornou tão importante para a decoração do ambiente quanto os metais e as louças.

Em relação ao material do box, o vidro é a opção número um. Seja qual for o estilo da sua casa, há um tipo de box de vidro que combina perfeitamente com ele. Além de versátil, o vidro é a solução mais bonita, durável e fácil de limpar.

Para ajudar você na escolha do box de vidro ideal, preparamos um guia com detalhes do vidro recomendado para essa área do banheiro, além da indicação de cinco tipos de box. Confira!

Qual é o vidro recomendado para o box do banheiro?

O único vidro recomendado para o box é o temperado, que passa por um processo térmico e, por isso, se torna muito mais resistente que o vidro comum (até 10 vezes mais resistente). Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado não quebra em pedaços pontiagudos, evitando, assim, ferimentos profundos.

A fabricação de boxes de banheiro segue orientações da norma 14207 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica as espessuras recomendadas para os vidros fixos e móveis. O mais usado no Brasil é o de 8 mm.

É possível aumentar ainda mais a segurança do vidro temperado aplicando uma película transparente sobre ele. Em caso de quebra, os pedaços ficam presos a essa película e não se espalham pelo ambiente. Atualmente, diversos fabricantes já oferecem portas com a película instalada.box banheiro branco

Como escolher entre os tipos de box para banheiro?

O modelo ideal do box de vidro depende da área disponível e do desejo dos moradores. O mais comum nos lares brasileiros é o box com porta de correr, mas também é possível usar com porta de abrir e com porta camarão (que abre como uma sanfona). Por isso, não deixe de conversar com profissionais na hora de decidir o modelo para o seu banheiro.

Já para escolher o tipo de vidro do box é preciso considerar o estilo de decoração do banheiro e o padrão de uso desse cômodo. Veja a seguir cinco opções:

1. Incolor

O box com vidro transparente incolor é um clássico que vai bem em qualquer casa. Esse tipo de box é altamente indicado para banheiros pequenos e pouco iluminados, uma vez que permite a passagem da luz e contribui para aumentar a sensação de amplitude do ambiente.

2. Colorido

Os vidros em cores — os mais conhecidos são fumê, bronze, verde e azul — são ótimas opções para dar destaque à área do chuveiro. Porém, diferente do vidro incolor, os coloridos não dão amplitude sendo mais indicados para banheiros médios e grandes.

3. Jateado

O vidro jateado tem um acabamento opaco, que impede a visão de dentro da área do box, garantindo mais privacidade para quem está no chuveiro. Por essa razão, o jateado é uma excelente opção para banheiros compartilhados.

4. Espelhado

Outra opção para mais privacidade no banheiro é o box de vidro espelhado. Esse acabamento impede a visão para dentro do box, mas permite que quem está no chuveiro enxergue o lado de fora. Além disso, o resultado estético é bastante sofisticado.

banheiro espelhado

5. Decorado

O box de vidro decorado é uma excelente ideia para personalizar o banheiro, principalmente das crianças. Há diversas opções de adesivos e películas, que são colocados na face externa do vidro: flores, listras, formas geométricas e até personagens. O resultado é divertido e dá ainda mais privacidade para a área.

Saber mais sobre os tipos de box que podem ser instalados no seu lar é inspirador, não é mesmo? Agora basta escolher o seu favorito e contar com profissionais qualificados para a instalação.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post nas redes sociais e incentive seus amigos a transformar o banheiro em um dos cômodos mais bonitos da casa!

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */