Como fazer um orçamento de obra para sua casa com mais facilidade?

ler post

Você sabe como fazer um orçamento de obra para sua casa? Sabe de sua importância ao realizar uma obra? Pois bem, ele é o primeiro passo para o seu sucesso.

Ele é uma espécie de guia prático que avalia se o que você deseja fazer está dentro das suas condições. Por isso, é importante aprender como fazer um orçamento de obra, já que ele o auxiliará durante todo o processo.

Essa ferramenta também ajuda a reduzir gastos desnecessários, otimiza o tempo, organiza todos os processos e garante que tudo saia como planejado. Incrível, não é? E o melhor de tudo é que montar um orçamento de uma obra pode ser muito fácil.

Você mesmo pode fazê-lo se seguir estes 5 passos simples. Então, continue a leitura!

1. Planeje o resultado para depois saber como fazer um orçamento de obracomo fazer um orçamento de obra

Muitas vezes, começamos uma obra para realizar um sonho ou atender a necessidades funcionais em determinado ambiente ou imóvel. Por isso, antes de tudo, é importante saber quais são os seus propósitos.

Entender os motivos pelos quais você está começando a obra e quais são os resultados que deseja é uma maneira de se manter firme os objetivos e focar no que realmente importa.

Para isso, faça uma lista de tudo o que você gostaria de mudar e pesquise referências para o seu projeto. Imagine cores, móveis, alterações arquitetônicas, mudanças de revestimento e tudo o mais que julgar necessário. Liste tudo o que passar pela sua cabeça e vá para a próxima etapa!

2. Calcule a quantidade de tudo que for necessário

Quando pensamos em obra e falamos em quantidade de itens necessários, automaticamente lembramos das lojas de materiais de construção e seus produtos. mas o orçamento vai além disso.

Sim, você precisa saber quais são os itens e a quantidade de cada material para a obra. Entretanto, é fundamental lembrar de também verificar os profissionais necessários para todas as fases, como pedreiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos, orçando seus custos e pormenores.

Além disso, deve consultar também outros gastos envolvidos na obra, como a necessidade de regulamentação da obra na prefeitura, a caçamba que recolherá o entulho e até mesmo a contratação de uma pessoa para fazer a limpeza ao final de tudo.

3. Avalie o custo-benefício no orçamento da obra

Às vezes, para economizar, algumas pessoas preferem investir em materiais e fornecedores de baixa qualidade. No entanto, essa pode ser uma péssima decisão, especialmente quando falamos de obras e estruturas.

Além das altas chances de retrabalho ou gastos extras para compensar itens de má qualidade, não dá para arriscar a segurança da sua família ou até dos seus vizinhos, certo? Então, vale a pena verificar a procedência de cada item e de cada profissional envolvido, avaliando as marcas, a reputação das lojas e as referências dos trabalhadores.

4. Monte um cronograma

Depois de saber o que você quer e tudo o que vai precisar para realizar a obra, é hora de montar um cronograma. Com ele, você poderá acompanhar se as etapas estão sendo realizadas dentro dos prazos estipulados, evitando o desperdício de material e do tempo da mão de obra.

Além disso, o cronograma ainda é uma maneira de ter certeza de que a obra está caminhando conforme o seu planejamento. Dessa maneira, você terá a oportunidade de reavaliar situações em casos de imprevistos ou de mudanças de planos.

5. Verifique se tudo está dentro do seu orçamento

como fazer um orçamento de obra

Por fim, o 5° passo de como fazer um orçamento de obra, é  analisar se tudo o que você precisa está dentro do seu orçamento, garantindo uma obra tranquila e sem estresses desnecessários.

Caso identifique que o projeto total vai custar mais do que você imagina ou pode investir, analise se é possível substituir alguns itens ou mudar alguns planos. Fazendo isso antecipadamente e com calma, não será necessário abrir mão da segurança e da qualidade do que será usado.

Você também pode aproveitar esse momento para avaliar como se reorganizar financeiramente, até ter condições de fazer sua obra de acordo com suas expectativas.

Seguindo esses 5 passos, você aprendeu como fazer um orçamento de uma obra e agora pode começar a tirar os planos do papel. Lembre-se de incluir todos os itens para avaliar os custos e consultar profissionais e empresas de confiança.

Quer ficar por dentro de mais informações importantes antes de dar início à sua obra? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre os custos envolvidos na reforma de uma casa!

Tags: