Faça Você Mesmo

Saiba como limpar porcelanato e conservá-lo por mais tempo

Com o uso do porcelanato cada vez mais em alta para revestimento de ambientes, é importante se informar sobre a forma correta de limpar e cuidar do material.

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico, caracterizado por sua baixa absorção de água e alta resistência à abrasão química, o que o torna extremamente resistente. Mas atenção: sua resistência não é pretexto para usar qualquer produto na hora da limpeza! Para garantir suas propriedades naturais e sua durabilidade, o porcelanato necessita de cuidados especiais.

No post de hoje, veja como limpar porcelanato corretamente para conservá-los sempre perfeitos!

Como limpar porcelanato corretamente

Para começar, a limpeza desse revestimento deve ser realizada com detergente neutro diluído com água, usando apenas um pano macio. Essa é uma regra para todos os tipos de porcelanato, tanto polidos quanto foscos e esmaltados. Veja mais algumas instruções importantes na hora de limpar diariamente:

  1. Primeiro, utilize uma vassoura macia para varrer o piso, ou pode-se aspirar com um aspirador de pó que tenha escovas, para evitar ranhuras;

  2. Depois, faça um preparo usando uma colher de detergente neutro e 5 litros de água. Passe esta solução com um pano macio sobre a superfície do porcelanato;

  3. Para evitar que se formem manchas de água após o procedimento, lustre o porcelanato com um pano seco embebido em álcool.

Para as limpezas semanais e mensais, os procedimentos são os mesmos. Para limpar os rejuntes, pode ser usado saponáceo líquido cremoso. Evite usar granulado, pois pode arranhar e manchar o piso.

como limpar porcelanato 

Limpeza do porcelanato pós-obra (limpeza pesada)

Para quem vai limpar o porcelanato após uma construção ou reforma, é preciso saber que ela só pode ser realizada depois de 14 dias, por causa do rejunte.

A finalidade dessa limpeza é remover resquícios de rejunte que ficam sobre o piso após a obra, deixando-o com aspecto manchado e sujo.

Para saber como limpar porcelanato após a obra, é preciso reconhecer que produtos de limpeza pesada são os mais indicados. A Só Reparos possui algumas opções de produtos para te ajudar a limpar o seu porcelanato. Entre em contato para saber mais informações. Para saber como limpá-los, siga estes passos:

  1. Molhe o piso, enxaguando-o para tirar todo o excesso de sujeira;

  2. Use o produto escolhido para a limpeza pesada, seguindo as recomendações ou manual de instruções;

  3. Após a aplicação do produto, remova com água a sujeira que ficou acumulada. Evite que o produto seque sobre o porcelanato;

  4. Se for preciso, repita o processo.

Mesmo o revestimento do porcelanato sendo muito resistente, o esmalte e o rejunte podem ser danificados se forem usados produtos muito abrasivos na limpeza. Veja o que você não deve fazer:

  • Usar qualquer tipo de sabão em pó;

  • Usar ceras;

  • Utilizar escovas na limpeza;

  • Usar produtos ácidos;

  • Usar água sanitária;

  • Usar soda cáustica;

  • Usar acetona;

  • Limpar com amoníaco.

como limpar porcelanato

Outro bom conselho sobre como limpar porcelanato é remover imediatamente qualquer líquido derramado sobre ele, evitando que o piso fique manchado. Usar tapetes também é uma boa opção para proteger o piso de porcelanato contra riscos.

Para tirar marcas de sapatos do piso, esfregue uma borracha até limpar. Caso haja arranhões, limpe-os usando uma bola de tênis. Colocando em prática todos esses cuidados ao limpar, você conservará seu piso sempre novo e aumentará a vida útil do material.

Gostou das dicas sobre como limpar porcelanato? Quer receber mais dicas como essa diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e acompanhe todas os conteúdos que postamos!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */