Vou reformar, preciso contratar um arquiteto? Entenda!

ler post

É comum que as residências precisem regularmente de algum reparo ou de uma repaginada para se adequarem ao estilo dos moradores. Pois bem, fazer uma reforma se tornou tão comum quanto construir, por isso, o ato de contratar um arquiteto continua sendo importante.

Nos dias atuais, é praticamente impensável fazer qualquer reforma sem a presença desse profissional. Além de ajudar a escolher toda a decoração, ele será responsável por harmonizar os ambientes, levando em consideração o espaço, os materiais a serem utilizados, entre outros itens e necessidades.

Quer saber como contratar o arquiteto ideal? Confira as nossas dicas a seguir!

Conheça as especialidades do profissional

Antes de contratar um arquiteto, é fundamental avaliar as especialidades dele para não frustrar as suas expectativas e acabar com um resultado que não agrade.

Existem profissionais especializados em diferentes áreas, como reformas. Logo, procure um arquiteto focado nesse tipo de trabalho. Ele terá uma visão mais analítica sobre as suas necessidades e poderá fazer adaptações em um ambiente já construído.

Não se esqueça de pesquisar sobre o estilo dos projetos do arquiteto: se são mais clássicos, modernos ou seguem uma linguagem específica. Afinal, ele precisará tirar seus sonhos do papel, então, invista em uma opção que possa atender esses anseios.

Procure recomendações antes de contratar um arquiteto

As recomendações são essenciais. Por isso, solicite o portfólio para conferir um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo arquiteto. No entanto, não se restrinja apenas a imagens. Peça que o profissional o leve até construções e reformas feitas por ele.

É interessante perguntar a um amigo ou conhecido que tenha passado por uma reforma o nome de quem fez o projeto. Lembre-se também de verificar se as obras realizadas cumprem o registro de responsabilidade técnica (RRT) e se o profissional está devidamente cadastrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

E não se esqueça: sempre converse com mais de um arquiteto. Assim, você estará seguro de que a opção escolhida foi a melhor entre as disponíveis no mercado.contratar um arquiteto

Saiba como é a atuação dele durante os projetos

O arquiteto precisa não só fazer o projeto, mas também acompanhar toda a obra, verificando se o trabalho realizado segue as especificações. Logo, uma das características essenciais do profissional deve ser a sua abertura para dialogar com os contratantes e com as pessoas responsáveis pela execução da reforma.

Aliás, é importante que ele também ajude você a realizar a cotação dos materiais e forneça orientações sobre as melhores compras, de acordo com a durabilidade e qualidade do material adquirido. Essa consultoria agrega ainda mais valor ao profissional de arquitetura.contratar um arquiteto

Nunca comece uma reforma sem um projeto

Por mais que você goste de decoração ou tenha feito outras reformas por conta própria, não comece uma mudança sem o acompanhamento de um arquiteto. O valor pago a ele é recompensado não só pelo tempo economizado, mas também pela correta utilização dos materiais e pela manutenção da residência.

Na ausência do profissional, você poderá ter dores de cabeça com reparos desnecessários em um futuro próximo. Afinal, o arquiteto estudou justamente para harmonizar ambientes, a fim de torná-los mais bonitos e funcionais.

Contratar um arquiteto é a primeira etapa para uma reforma de sucesso. Com a ajuda dele, será mais fácil tirar as ideias do papel e valorizar qualquer espaço da sua casa.

Como dissemos, a consultoria na hora de escolher os materiais para obra é imprescindível. Por isso, indicamos que você acesse o nosso site e confira a seleção de produtos para construção e reforma!contratar um arquiteto

Tags: