Decoração

Decoração com mármore: conheça as tendências para a sua casa!

decoração com mármore

Você provavelmente já reparou que os ambientes mais sofisticados sempre apostam na decoração com mármore, não é verdade? Seja para inovar no revestimento de bancadas ou criar um efeito clássico com o piso, esse material é sinônimo de beleza, praticidade e durabilidade para qualquer espaço!

Mas na hora de investir nesse produto para incrementar nosso lar, é comum surgirem dúvidas sobre qual tipo de piso escolher, como cuidar da manutenção e como aplicá-lo corretamente na composição dos cômodos. Antes de fazer a sua compra, então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa peça nobre e muito resistente?

A seguir, listamos todas as informações e dicas para te ajudar a criar uma composição incrível com o mármore:

Conheça os principais tipos de mármore

O mármore é uma rocha natural que é desenvolvida a partir do calcário e composta por uma série de minerais. Por conta disso, apresenta diferentes opções de cores e desenhos, também conhecidos como “veios”. Para fazer a decoração com mármore correta, é preciso saber identificar os diferentes tipos presentes no mercado. São eles:

Polido

O mármore polido é um dos mais procurados. Nesse caso, a peça recebe um tratamento específico, com o objetivo de proporcionar mais brilho. Essa opção de acabamento é recomendada para ambientes internos, já que tende a ficar lisa e escorregadia ao entrar em contato com água.

Levigado

O levigado consiste em um processo de lixamento com abrasivos. O resultado é uma textura lisa e uma aparência semi polida. Diferente do modelo anterior, esse acabamento não oferece brilho e a peça ganha um visual mais opaco.

Carrara

O mármore carrara é encontrado em tonalidades claras e veios escuros. De origem italiana, foi muito utilizado em trabalhos de artistas — como o pintor e escultor Michelangelo — tornando o seu valor mais elevado. Por apresentar grande porosidade, é mais indicado para áreas internas.

Flameado

O acabamento flameado é obtido por meio do fogo, alcançando um efeito rugoso e com algumas ondulações. Diferentemente dos demais, esse modelo pode ser utilizado em áreas externas, já que possui qualidades antiderrapantes.

Imitações de mármore

Com os avanços da tecnologia, existem também algumas opções de materiais que são capazes de imitar as características do mármore. Esse é o caso do porcelanato, que, em diferentes formatos e cores, se assemelha às peças naturais, proporcionando alta beleza estética, facilidade de manutenção, além de mais resistência que o próprio mármore.

Descubra todas as vantagens

Além da aparência sofisticada presente na decoração com mármore, há outras vantagens que tornam esse produto ainda mais atrativo. A primeira delas é em relação ao conforto e praticidade que você terá no ambiente.

Esse material não esquenta, tornando o espaço muito mais refrescante. Inclusive, a sua manutenção diária é muito prática, bastando utilizar um pano úmido com algumas gotas de detergente.

Ao escolher o mármore, você terá mais versatilidade para compor o seu projeto. É possível encontrar diferentes tonalidades, desde as mais claras, como o branco ou nude, até as cores intensas de preto ou vermelho.

Sem dúvidas, esse material é conhecido pela sua alta durabilidade. Com a limpeza correta, você garantirá uma aplicação intacta por longos anos. Para cuidar ainda mais da aparência, você poderá realizar um polimento a cada três anos.

Saiba como usar de maneira adequada

Para não errar no projeto e caprichar na composição e na decoração com mármore, é importante aplicar o material da melhor forma. Isso porque o mármore apresenta algumas desvantagens,  já que a sua alta porosidade pode absorver líquidos e causar manchas com mais facilidade.

Isso faz com que o material não seja muito indicado para residências no litoral, pois o sal é capaz de dissolver as pedras e criar pequenos buracos na superfície. Caso você deseje usá-lo em espaços como área gourmet, sala de jantar, cozinha ou lavabo, é recomendado o uso da impermeabilização ou o processo de levigamento.

Na sala de estar ou quarto, você poderá instalar o mármore para o revestimento de pisos, acabamentos nos rodapés, lareiras e escadas. Nesses ambientes, prefira as tonalidades mais claras e que transmitam a sensação de conforto e acolhimento.

Gostou das nossas dicas sobre decoração com mármore? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades para repaginar a sua casa!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */