Inspire-se

Dicas e materiais de construção para churrasqueiras e áreas gourmet

Quando se fala em projetos de construção ou reforma de casas e apartamentos, as churrasqueiras e áreas gourmet têm se tornado cada vez mais populares e requisitadas. Esses ambientes são criados para proporcionar lazer e divertimento, já que sua principal função é reunir amigos e familiares em torno de bons momentos.

Nessas áreas, é possível unir beleza e funcionalidade, escolher móveis projetados, equipar com eletrodomésticos modernos e definir decorações temáticas. No post de hoje, listamos algumas dicas preciosas de materiais de construção, estilo e tendências para que você possa ter um espaço desses em sua casa. Acompanhe!

Escolha o material certo

Uma das escolhas que mais gera dúvida quando se constrói churrasqueiras e áreas gourmet é qual material usar no piso. Cerâmica e porcelanato são os mais recomendados por sua facilidade de manutenção, limpeza e resistência ao calor. O porcelanato ainda oferece opções estéticas interessantes como os modelos imitando réguas de madeira ou tijolos.

revestimento-para-churrasqueira-16-porc-madeir

Outra preocupação é com os materiais utilizados nas bancadas já que eles precisam suportar o calor e a umidade e não manchar com facilidade. O granito é um clássico, mas os mármores compostos como o Silestone, por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Escolha o revestimento ideal

Um ambiente gourmet deve ser o mais convidativo possível. Por isso, a escolha dos revestimentos para as paredes deve ser feita cuidadosamente.

Pedras rústicas são estilosas, modernas e chamam a atenção. Mosaicos e acabamentos em mármore garantem sofisticação ao ambiente. Já os painéis de madeira criam um clima mais rústico e natural. Os ladrilhos hidráulicos e azulejos decorados funcionam também como parte da decoração, assim como os tijolos aparentes.

Verifique a durabilidade dos materiais, equipamentos e móveis

Lembre-se que o revestimento, móveis e equipamentos desse espaço poderão sofrer com as ações do sol, chuva, ventos, umidade e com o próprio uso da área, com os respingos de alimentos e bebidas.

Portanto, no momento em que estiver fazendo o projeto, opte por materiais duráveis, que resistam a essas ações e que sejam de fácil manutenção e por móveis indicados para áreas externas.

 

Garanta uma boa ventilação

Como churrasqueiras e espaços gourmet geram fumaça, criar saídas para que a ventilação no ambiente funcione bem é indispensável. Árvores em volta do espaço geram sombras e deixam o local mais agradável. Em um espaço menor, escolha uma das paredes e instale vasos com plantas e flores, criando um jardim vertical.

Em muitos projetos, a circulação do ar é garantida por depuradores e ventiladores, bem como brises e pergolados. Cobogós e tijolos vazados são uma opção encantadora e cumprem bem essa função.

aec276-78-maquiagem04

Opte por decorações criativas e funcionais

Em um espaço como esse, a decoração não pode ser esquecida. É ela que vai ajudar a criar um ambiente mais aconchegante, receptivo e atraente.

Cultivar uma pequena horta de temperos, por exemplo, possibilita o uso de ingredientes frescos e gera perfumes naturais ao ambiente. Outra ideia é pendurar os utensílios de cozinha nas paredes. Isso facilita o uso e dá uma identidade ao espaço.

Nos projetos de decoração mais recentes, as paredes de quadro-negro, usadas como lousa para escrever receitas e mensagens, são um sucesso absoluto!

Modernize as churrasqueiras e áreas gourmet

Mesmo que o tema para a sua decoração seja rústico, a escolha dos eletrodomésticos dá ares de modernidade ao seu espaço. As opções de modelos de churrasqueira são incontáveis para quem não quer manter a tradição de ter a boa e velha churrasqueira a carvão.

Umas das mais recomendadas é a churrasqueira elétrica com sistema de exaustão para não espalhar fumaça pelo ambiente e kits giratórios de espetos e grelhas. Outra boa escolha é a churrasqueira a gás que, assim como um fogão, precisa de botijão, mas acende e aquece rápido e não gera sujeira.

Do ponto de vista do design, uma churrasqueira de vidro passa a ser o centro das atenções. Contemporânea e moderna, vem acompanhada de uma coifa que direciona a fumaça e permite diferentes tipos de acendimento (base de carvão, lenha e elétrica).

29g0fa55wu01ks0zivoa71402

Agora que você já recebeu dicas indispensáveis para churrasqueiras e áreas gourmet, que tal continuar por dentro das melhores formas de deixar a sua casa mais aconchegante e funcional? Assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em primeira mão!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */