Inspire-se

Estantes e prateleiras: Como fazer a melhor escolha para minha casa?

estantes e prateleiras

Não há nada melhor para decorar e organizar os ambientes do que estantes e prateleiras, certo? Hoje, apresentaremos os principais pontos a serem considerados quando você estiver buscando por essas peças!

Decorar a casa é sempre empolgante para quem gosta de deixar o lar sempre acolhedor. Se você se sente assim, com certeza leva em consideração a beleza — e a utilidade — dos móveis que escolhe. 

Estantes e Prateleiras

Estantes 

Foi-se o tempo em que existiam apenas estantes verticais e com “andares” do mesmo tamanho.

Os diferentes formatos encontrados atualmente podem preencher diversas áreas da casa: estantes horizontais colocadas abaixo de janelas, por exemplo, tornam útil este espaço. 

Os nichos de distintos tamanhos e a variação de cores e materiais também são pontos a serem examinados. Abaixo, comentamos o que é mais importante considerar para a escolha de estantes. Veja: 

Cômodo

Como a estante tem tamanho médio ou grande, é melhor usá-la em cômodos mais espaçosos. No quarto ou sala, opte por uma com várias divisórias. Assim, você pode posicionar objetos decorativos e funcionais

Enfeites ou porta-retratos, por exemplo, ficam melhor em nichos mais altos. Já livros ou joias de uso frequente podem ficar ao alcance da mão: fica mais fácil pegá-los e guardá-los depois.

Dica valiosa para quem vive em apartamento: evite usar várias prateleiras em um mesmo cômodo. Nem sempre as construções suportam muito peso em um mesmo local. Informe-se sobre o quanto o seu chão (que é o teto do vizinho) aguenta sem causar danos à estrutura! 

Material

A madeira é coringa para muitos móveis. É resistente ao peso e às variações climáticas, a limpeza é fácil e há como tratá-la com verniz ou impermeabilizante — o que garante o uso do móvel praticamente pela vida toda.

A madeira também é versátil, pode manter um aspecto mais rústico e natural, ser pintada com cores mais clássicas ou mais modernas, e pode receber efeitos, como aspecto envelhecido.

Outra boa opção de material é o metal, que também pode ser pintado na cor que combine melhor com o ambiente. O acúmulo de poeira é facilmente removível dessa superfície.

O vidro também pode ser usado — não como material principal, no qual os objetos serão apoiados, mas sim em detalhes. 

Prateleiras

As prateleiras costumam ser pequenas e, por isso, ficam bem em cômodos menores. Mas, assim como as estantes, há diversos modelos disponíveis, e pode ser que as mais largas sejam mais adequadas ao espaço em que você deseja colocá-las.

Confira alguns detalhes indispensáveis para fazer a escolha perfeita para a sua casa ou apartamento: 

Cômodo

Na cozinha e no banheiro o objetivo maior é a organização. O banheiro costuma ser o menor cômodo da casa, então, prateleiras são mais fáceis de serem instaladas do que estantes.

Se você colocá-las no alto, próximas ao teto, dá para apoiar caixas que contenham objetos usados com menos frequência (toalhas e estoque de produtos de higiene, por exemplo). 

Tanto na cozinha quanto no banheiro, vale a pena impermeabilizar as prateleiras para que o possível contato com água não encurte sua vida útil.

Material

Como dito anteriormente, a madeira é resistente ao peso e combina com todos os ambiente. Além disso, pode ser customizada. As prateleiras de vidro costumam ser boas escolhas para o banheiro ou outro espaço com decoração neutra. Como são mais frágeis, são melhores para o apoio de objetos pequenos e leves.

Materiais menos comuns podem ser boas opções de acordo com determinados objetivos. O concreto celular, por exemplo, deixa as prateleiras menos pesadas; o drywall (um tipo de gesso acartonado) também é um material mais leve.

É importantíssimo verificar se o fabricante informa o peso suportado por essas peças. As prateleiras com mão francesa (com um suporte embaixo) aguentam mais peso. Se o suporte for de trilho, é possível variar a altura para ganhar espaço na parede.

Esperamos que sua busca por estantes e prateleiras fique mais fácil após essas dicas. E você, decorou sua casa recentemente e tem algum conselho para complementar nossas sugestões? Participe deixando seu comentário!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */