Infiltração: dicas e cuidados com a parede da sua casa

ler post

Quem já sofreu com infiltração na parede ou no teto da casa sabe como o problema é recorrente e tira o sossego de qualquer um. Por isso, o ideal é tomar algumas medidas preventivas antes mesmo de construir um imóvel, como a aplicação de impermeabilizantes desde o alicerce. Se o local for muito úmido, então, essa prática é ainda mais urgente.

Mas pode ser que as infiltrações surjam posteriormente, seja devido a trincas nos telhado, portas e janelas mal instaladas ou mesmo vazamentos na instalação hidráulica. Nesses casos, o ideal é eliminar as causas e corrigir os danos.

Quer entender como prevenir ou resolver de uma vez por todas esse incômodo? Confira as dicas que listamos no post de hoje:

Impermeabilize a casa desde a fundação

Quando a construção é erguida sobre um terreno muito úmido, o ideal é fazer a impermeabilização a partir dos alicerces. Como ele fica em contato direto com o solo, é comum absorver a umidade e passar para as paredes.

Esse detalhe merece muita atenção, porque depois de iniciada a obra você terá mais dificuldade para solucionar o problema. Existe uma infinidade de produtos e mantas impermeabilizantes para colocação também no contrapiso, paredes e teto.

Além de poupar dor de cabeça depois do imóvel pronto, os devidos cuidados na fase da obra representam economia. A devida impermeabilização custa em média 2% do valor total do projeto, mas, quando feita após a construção, esse valor pode chegar a 10%.

Fique atento à escolha da tinta

Construir um imóvel é uma tarefa que demanda muitos esforços, não é verdade? Por isso, a fase do acabamento chega a soar como um alívio. Mas, para enfim curtir a sensação do dever cumprido, um último item ainda merece atenção especial: a escolha da tinta.

Existem opções variadas, com funções antimofo, antibactericidas e até impermeabilizantes. Sendo assim, é muito importante definir a tinta certa, principalmente para a parte externa da casa. É ela que vai completar o cuidado da impermeabilização, preservando a sua casa contra infiltração.

Identifique a origem da infiltração

Mesmo com todos os cuidados preventivos, os problemas decorrentes da umidade em uma construção podem surgir em qualquer fase da vida. Além dos locais mais suscetíveis — cozinhas e banheiros, que concentram as tubulações —, o imóvel sofre a ação da chuva e deterioração natural.

Então, o primeiro passo é identificar a origem da infiltração e eliminar o problema. Confira algumas dicas abaixo:

Quando o sistema hidráulico está danificado

Muitos casos surgem devido a danos no sistema hidráulico. Além de vazamentos provenientes de materiais de má qualidade ou erros na instalação, alguns acidentes podem causar o dano, como furadeiras, por exemplo. Esse tipo de vazamento é mais complexo, pois será preciso quebrar toda a parede para identificá-lo.

Quando o vazamento desce pelo telhado

Outro ponto a ser analisado é o telhado, principalmente se a área de infiltração fica na parte superior da parede ou na laje. Pode ser que as telhas estejam quebradas, trincadas ou, simplesmente, mal encaixadas. Algumas calhas sobre o telhado também podem descolar com o tempo e precisam ser verificadas.

Quando o piso externo está acumulando água

Bom, nem sempre a infiltração que vem de baixo é causada pela umidade absorvida do terreno. Por isso, é preciso verificar o piso da área externa, pois é comum o local acumular água da chuva ou respingo de goteira. Se isso acontece na sua casa, é preciso reparar o nível do piso e instalar uma calha para evitar as goteiras.

Resolva a infiltração o quanto antes

Agora que a causa da infiltração já foi identificada, é hora de fazer os reparos da área afetada. O certo é retirar toda a parte da tinta com massa corrida e a argamassa até 30 centímetros além do local. Em seguida, fazer a aplicação do impermeabilizante, de preferência do lado de fora, para, então, refazer o acabamento.

Com todas essas dicas, ficou muito mais fácil evitar e resolver os danos causados pela infiltração na sua casa, não é mesmo? Afinal, esse tipo de problema pode surgir a qualquer momento. Se você gostou do texto e  quer acompanhar outras dicas práticas para cuidar da casa e muito mais, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Tags: