Dicas sobre luminária de trilho com spots na decoração da sua casa

ler post

Se você adora design de interiores e vive acompanhando as tendências do mercado, já deve ter reparado que a iluminação é peça fundamental em qualquer combinação de sucesso. Além de iluminar o ambiente, ela valoriza a decoração, deixando o espaço mais harmonioso e aumentando a sensação de bem-estar.

luminária de trilho

Hoje em dia, há uma série de itens próprios para inovar um projeto luminotécnico — e o uso da luminária de trilho com spots é um deles. Práticas e elegantes, essas peças podem ser posicionadas em qualquer local, criando os mais variados efeitos no cômodo.

Neste post, você encontrará todas as dicas e informações sobre como usar esse elemento e enriquecer o seu espaço. Acompanhe!

Entenda a importância da iluminação no ambiente

Antes de pesquisar os modelos de spot, que tal entender a importância da iluminação no design de interiores? Muitos não imaginam, mas o estudo luminotécnico é tão essencial quanto o arquitetônico.

Com ele, você identificará quais são as lâmpadas e luminárias apropriadas, bem como os pontos estratégicos que podem ser criados para valorizar o ambiente. Com um bom planejamento, você terá mais conforto visual, podendo criar os efeitos que desejar.

Locais como a sala e o quarto são ótimos para receber uma iluminação suave e com um toque intimista. Muito diferente da cozinha ou do lavabo, que pedem por uma luminosidade clara e ampla.

O projeto luminotécnico permite que você adapte o cômodo de acordo com as suas necessidades. Para isso, escolha entre os diversos itens disponíveis no mercado, como lustres, pendentes, spots, fitas ou lâmpadas de LED.

Saiba mais sobre os spots de iluminação

Como você já sabe, em todo projeto arquitetônico, seja ele residencial ou comercial, o uso da iluminação é indispensável. Ao desenvolver o estudo luminotécnico, muitas pessoas ficam inseguras sobre qual lâmpada ou luminária escolher.

luminária de trilho

Atualmente, os spots de iluminação de LED vêm sendo bastante utilizados em inúmeros espaços. A vantagem é que você poderá optar pelo melhor produto, de acordo com o seu cômodo e as suas necessidades. São eles:

1. Embutidos

Os embutidos são usados em tetos e paredes com forro de madeira ou gesso. Oferecem uma iluminação suave e discreta, dependendo do modelo escolhido.

Ótimos para criar um clima acolhedor, são constantemente instalados em quartos, halls de entrada ou salas e deixam o teto mais “limpo”, já que toda a luminária fica dentro do espaço do teto, refletindo apenas o efeito da luz.

2. Sobrepostos

Com uma iluminação mais direta, os spots sobrepostos são utilizados para espaços que não dispõem de gesso ou rebaixo no teto. Têm uma instalação mais fácil e também podem ser instalados em espaços com forro — tudo dependerá do seu gosto!

Como as opções de embutir, podem ser usados em ambientes comerciais ou residenciais, estando disponíveis em diversos modelos, cores e tamanhos.

3. De trilho

Também conhecido como luminária de trilho, esse modelo é instalado no teto, com os spots presos em trilhos. Muito acessível e estilosa, essa versão permite que você distribua diversos pontos de luz, aproveitando cada centímetro.

luminária de trilho

Há ainda, a opção de, posteriormente,retirar o spot ou adicionar mais pontos de luz no espaço.

Conheça as vantagens de usar as luminárias de trilho

Para quem quer investir em uma boa iluminação, sem gastar muito dinheiro e ainda ter um visual pra lá de estiloso, a luminária de trilho é uma ótima pedida!

luminária de trilho

Com ela, você não precisará recorrer aos trabalhosos rebaixamentos de gesso, evitando sujeiras ou reformas desnecessárias. Está em dúvida se esse equipamento combina com o visual do seu espaço?

O modelo de iluminação aparente está em alta no design de interiores e se encaixa muito bem em diferentes estilos — da decoração rústica à industrial. Para um resultado discreto, deixe os trilhos com a mesma tonalidade do teto. Já para destacar a instalação, o preto é ideal. Outras vantagens dessa versão:

  • para a instalação, é necessário apenas um ponto de luz no teto;
  • a iluminação pode ser feita após a mudança ou reforma;
  • você terá spots mais flexíveis, podendo movimentá-los para onde desejar.

Veja mais dicas sobre iluminação residencial

Gostou de conhecer mais sobre a luminária de trilho? Para ficar por dentro de outras dicas e novidades, siga a nossa página no Facebook e no Instagram!

Tags: