Decoração Inspire-se Reforma

Planejamento de obras: conheça quais são as etapas!

Planejamento de obras

Muitas vezes, queremos repaginar a decoração da nossa casa ou apartamento e não sabemos por onde começar. No entanto, para que tudo saia como o esperado, você deverá investir em um bom planejamento de obras.

Acompanhar cada fase do projeto, escolher bem os profissionais e, claro, definir o seu orçamento são alguns detalhes que você deverá considerar antes de partir para a tão esperada obra. Quer saber mais sobre o assunto?

Neste post você descobrirá como fazer um planejamento de obras e quais etapas deve seguir para deixar o seu lar do jeito que sempre sonhou. Acompanhe!

Definição do orçamento

Planejamento de obras

A primeira dica para quem deseja reformar o lar, é definir o orçamento. Com o orçamento em mãos, você saberá o que será gasto, terá mais segurança com os investimentos em cada etapa da reforma e mais possibilidades de conseguir descontos nas compras dos materiais.

Para calcular o orçamento, tenha em mente o que você deseja modificar no ambiente. Em seguida, e com o auxílio de um profissional da área, crie uma planilha com todas as necessidades da reforma — dos materiais à mão de obra.

Caso deseje economizar, faça uma boa pesquisa por fornecedores, negocie o valor de cada item e, sempre que possível, formalize as suas compras ou contratação de serviços com contratos.

Escolha dos profissionais

Quando falamos sobre etapas de uma obra, muitos não imaginam que, para garantir um bom resultado, é preciso reunir os profissionais certos. Ou seja, esqueça a ideia de que, para transformar o seu ambiente, você só precisa contar com os serviços de um pedreiro.

Planejamento de obras

Ao longo do processo, você notará a necessidade de serviços especializados que, geralmente, uma pessoa sozinha não será capaz de realizar. Veja alguns exemplos:

  • Arquiteto: responsável por projetar e planejar a obra. Esse profissional pensará não apenas na estética do espaço, mas também, em pontos especiais para melhorar a funcionalidade do ambiente, de acordo com as necessidades dos moradores.

  • Eletricista: para uma reforma completa, é importante pensar nas instalações elétricas. Em muitos casos, será preciso realizar revisões, manutenções ou, até mesmo, fazer alterações na rede elétrica. Então, não hesite em solicitar a ajuda de um eletricista.

  • Pintor: deseja modificar a cor das paredes ou aplicar uma nova camada de verniz nas portas? Chame um pintor! Esse profissional também acompanhará você na escolha das tintas para que o acabamento fique impecável.

Desenvolvimento do projeto

Você quer evitar atrasos e surpresas desagradáveis ao longo da obra? Faça um bom projeto!

Nessa fase do planejamento de obras, será preciso colocar, na ponta do lápis, tudo o que você deseja modificar no ambiente. A dica é solicitar os serviços de um especialista na área, como um arquiteto ou um designer de interiores.

Basicamente, essa etapa da obra consiste em identificar o que será modificado, quais paredes serão demolidas e o que será recolocado no ambiente, como portas, janelas ou escadas.

Um bom projeto leva, em média, 30 dias para ser concluído. Durante o estudo, o profissional também deverá analisar a planta de demolição, o posicionamento dos móveis, os materiais a serem usados, além da rede elétrica e hidráulica.

Acabamento e decoração

Por fim, chegou a hora de aplicar o acabamento e a decoração no seu novo lar. Para os tetos, é possível contatar um gesseiro, que fará toda a instalação do forro ou, em alguns casos, o drywall.

Após a instalação do gesso, aplicação dos revestimentos e com a pintura das paredes finalizada, já é possível pensar na iluminação. Para a instalação das luminárias, conte com um eletricista, que fará as aberturas no gesso, caso a iluminação seja embutida. É também nessa etapa que serão instaladas as tomadas e interruptores.

Por último, os objetos decorativos darão o toque final no visual da casa. Quadros, relógios de parede, almofadas e tapetes são ótimos para valorizar o ambiente.

Viu, só? Ao seguir todas as etapas de um planejamento de obras, fica mais fácil concluir o seu projeto sem dores de cabeça. Para dominar melhor o assunto, baixe o nosso e-book “Guia do Planejamento da Reforma: o passo a passo para acelerar o processo”.

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */