Acabamento Tendências

Porcelanato ou cerâmica? Aprenda a escolher pisos e revestimentos

Muito utilizados no acabamento de projetos, os pisos frios oferecem praticidade na limpeza e durabilidade ao longo dos anos. Mas essas características podem variar dependendo do uso, do ambiente e dos tipos de pisos e revestimentos escolhidos.

Hoje, os tipos de piso mais procurados são porcelanatos e cerâmicas. Apesar de muito confundidos, cada um deles tem características específicas que devem ser consideradas no momento da compra.

Antes de escolher um novo modelo, que tal conferir as diferenças entre eles e decidir a melhor opção para você?

Porcelanato

Importado da Itália, o porcelanato chegou ao Brasil na década de 90 e conquistou o mercado por apresentar maior resistência, durabilidade, cortes com acabamento superior, dando um visual mais uniforme ao ambiente.

Resistência e durabilidade

Devido ao modo de fabricação do porcelanato, esse material é super-resistente ao tráfego intenso de pessoas, atrito de móveis e sapatos. Além disso, ele é mais denso e possui baixa porosidade, o que faz com que seja uma boa opção para as áreas molhadas, pois não absorve água.

Vantagens

Preferido por boa parte dos brasileiros, o porcelanato é um dos pisos e revestimentos que oferecem uma série de vantagens, entre elas:

  • facilidade na limpeza e prática manutenção;          
  • várias opções de tamanhos, cores e texturas;
  • força e durabilidade;
  • resistência a riscos e manchas;
  • versatilidade;
  • rejuntes menos espessos;
  • sensação de requinte.

Desvantagens

Mesmo sendo um piso bonito e moderno, esse material pode apresentar algumas desvantagens, como:

  • custo mais alto;
  • mais escorregadio, exceto o modelo rústico, que é antiderrapante;
  • menor conforto térmico.

Cerâmica

Utilizada no Brasil desde a época colonial, a cerâmica era produzida de forma artesanal e hoje é fabricada em grande escala para pisos e revestimentos.

Resistência e durabilidade

O processo de fabricação é menos elaborado e realizado com materiais mais simples, tornando-a uma opção mais econômica. Esse revestimento também é fácil de limpar e possui acabamento com variedade de desenhos, estampas e texturas. No entanto, absorve mais água e é menos resistente que o porcelanato.

Vantagens

Com sua variedade de tamanhos e cores, o piso cerâmico possui outras vantagens como:

  • preço mais acessível;
  • fácil manutenção e limpeza;
  • resistência à água;
  • fácil instalação.

Desvantagens         

Apesar de o piso cerâmico ser uma opção mais econômica, esse tipo de revestimento pode apresentar algumas desvantagens, por exemplo:

  • deixa o rejunte escuro e sujo;
  • não é muito resistente e pode lascar;
  • escorregadio;
  • deixa o ambiente mais frio.

Diferença entre porcelanatos e cerâmicas

A diferença entre porcelanato e cerâmica está na manufatura de produção desses produtos. A cerâmica convencional é uma mistura feita com argila, prensada e queimada a uma temperatura de até 1150 graus Celsius. Após esse procedimento, as peças são secas, esmaltadas e decoradas.

Já o porcelanato possui um processo tecnologicamente mais avançado, em que se utilizam materiais nobres, como a porcelana, minerais e feldspato, que passa por uma queima a mais de 1200 graus Celsius. Obtendo resultado superior e de melhor qualidade, mais homogêneo, denso e bem mais resistente do que as cerâmicas tradicionais.

Por isso, esse tipo de revestimento é mais indicado para uso, principalmente em lugares movimentados da casa.

Como essas peças podem contribuir para a decoração

Os pisos e revestimentos de cerâmicas e porcelanatos podem contribuir para a decoração da casa se usados de maneira correta.

Peças com baixa porosidade e antiderrapantes são indicadas para ambientes que costumam utilizar mais água, como cozinha, banheiros e áreas externas. Já os ambientes com maior circulação de pessoas, como os quartos, sala e corredores a recomendação é um piso mais resistente.

Pisos escuros e retificados podem ajudar no momento da limpeza, pois terão menos rejunte. Por outro lado, modelos com cores claras ajudam a destacar outros pontos da decoração.

Além da cerâmica e porcelanato, há outras opções de pisos e revestimentos. No entanto, para quem deseja custo-benefício, tecnologia e qualidade, mas sem perder em beleza e praticidade, o porcelanato ainda é a melhor opção, por sua versatilidade e por possuir todas essas características.

O piso é fundamental para a valorização de qualquer espaço, mas ele sozinho não cria uma decoração completa: é preciso incluir outros elementos ao projeto. Aqui no blog, falamos um pouco sobre a parede de tijolinho, uma ótima opção para separar ou destacar um ambiente e decorar seus espaços. Venha conferir!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */