Decoração Reforma

Reforma de casa: quais materiais você vai precisar?

Antes de começar a reforma de casa, é muito importante compreender todas as etapa que devem ser realizadas para fazer o planejamento correto do projeto. Com essa iniciativa, é possível organizar melhor o tempo, o orçamento e até as soluções para qualquer tipo de imprevisto que possa surgir.

Outro ponto indispensável é entender quais são os principais tipos de materiais e recursos que serão utilizados em cada fase da reforma. Assim, você otimiza o direcionamento do orçamento para as compras no tempo certo.

Confira os materiais essenciais que você vai precisar:

Materiais básicos

Na primeira etapa de qualquer obra. temos os materiais básicos, utilizados para estruturar os ambientes. São eles: tijolos, argamassas, vigas, cimento e concreto, por exemplo. A quantidade e o tipo desses materiais variam de acordo com as necessidades da sua reforma.

reforma de casa

Eles também são mais usados em projetos que envolvem demolição ou reconstrução de divisórias ou ambientes, como a retirada de uma parede entre a sala e a cozinha para a construção de uma bancada em seu lugar, por exemplo.

Instalações elétricas

Além dos materiais básicos utilizados para dar a estrutura da reforma de casa, nessa primeira fase também é importante já saber quais serão as instalações ou alterações da estrutura elétrica de cada cômodo, já que a fiação passa por dentro das paredes e precisa ser acomodada corretamente.

Os tipos e as quantidades de fios, conduítes, caixas de luz, fusíveis e outros materiais devem ser determinados pelo profissional responsável pela instalação elétrica, considerando as necessidades daquele espaço e também a capacidade do prédio ou da casa, para assim, evitar  problemas de segurança para os moradores.

Instalações hidráulicas

Assim como acontece com a instalação elétrica, os espaços e estruturas para os itens de instalações hidráulicas devem acontecer na primeira etapa da obra, evitando retrabalho e gastos extras de tempo e dinheiro com o quebra-quebra.

O projeto hidráulico também deve ser feito por um profissional, de preferência um bombeiro hidráulico. Ele listará todos os tubos e conexões, válvulas, registros, calhas e demais complementos hidráulicos indispensáveis para o sucesso da reforma de casa.

Pisos e revestimentos

Na hora de escolher os pisos e revestimentos, já dá para visualizar melhor a cara que queremos dar para nossa reforma. Além da estética, é essencial escolher os materiais pensando em sua função e nas necessidades do espaço e dos moradores.

Alguns tipos mais comuns de pisos e revestimentos são os de cerâmica ou de porcelanato. Há também os ladrilhos — muito usados em banheiros e cozinhas, os pisos de vinil ou laminado, de madeira ou até mesmo de concreto.

Além da escolha do revestimento, é importante considerar os outros materiais necessários para a sua instalação, como por exemplo, rejuntes, colas e mantas, como é o caso dos pisos laminados.

Acabamento

reforma de casa

A etapa do acabamento é aquela em que escolhemos os detalhes que vão dar o toque pessoal e estético para a reforma de casa. Aqui entram as tintas das paredes e suas cores — que também devem ser escolhidas de acordo com o ambiente e sua função. Existem tintas ideais para ambientes internos e outras para áreas externas, por exemplo.

Na etapa de acabamento, o dono da obra ou reforma também vai escolher os metais — como torneiras e registros, se o teto será de gesso ou de outros materiais, e também os detalhes das esquadrias.

 

Decoração

Por fim, a decoração é a etapa final da reforma de casa, que deixará os ambientes realmente com o gosto dos moradores. Além dos itens com função apenas estética — como quadros, esculturas ou móveis — aqui entram também as luminárias, lâmpadas, espelhos e outros itens que agregam funções especiais para cada espaço.

Como esses artigos são instalados apenas na fase final da reforma, a recomendação é que eles também sejam comprados quando o resto estiver finalizado, garantindo que tudo esteja em conformidade com o resultado da obra.

A lista de materiais para a reforma de casa é mesmo extensa, mas com planejamento e uma ajudinha de quem entende do assunto, tudo ficará mais fácil para você, desde os materiais básicos até a decoração e o acabamento.

No site da Só Reparos você pode fazer o orçamento de todos os itens para cada etapa da sua obra. Entre em contato para solicitar um atendimento agora mesmo. Esperamos por você!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */