Construção Reforma

Saiba como evitar desperdícios em obras

85439-saiba-como-evitar-desperdicios-em-obras

Para que a construção de uma casa seja bem executada e não saia do orçamento, é preciso contratar pessoal responsável e ter os melhores materiais. Mas não é só isso: é necessário também pensar em formas de evitar desperdícios em obras.

Com algumas medidas antes e durante a obra, é possível não deixar que o material seja perdido ou danificado. Você pode, por exemplo, separar um lugar fixo para guardar o material e fazer um planejamento da obra com profissionais especializados.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e confira alguns passos para garantir que nenhum material utilizado na sua obra seja jogado fora!

Preste atenção no planejamento

O desperdício pode ser evitado antes mesmo da obra iniciar. Durante o projeto, é preciso planejar não somente a identidade da casa, mas também o orçamento e definir a quantidade de material necessário.

Para que esse processo seja feito de maneira eficiente, conte com ajuda especializada. Engenheiros e arquitetos, por exemplo, entendem do quantitativo de material que deve ser utilizado. Converse com esses profissionais e tente articular qualidade com quantidade.

Mantenha a organização

Um canteiro de obras que se apresenta bagunçado e sujo pode dar condições para o desperdício. Por exemplo, materiais que se acumulam sobre outros de forma desorganizada e inadequada podem ser danificados e tornarem-se impróprios para o uso.

Outro detalhe é deixar separado um espaço para servir de corredor de passagem. Dessa forma, o material não precisa ser levado de um lado para o outro a todo instante. Isso ajuda muito a evitar desperdício.

Compre somente o suficiente e na hora certa

Tem muita gente que prefere comprar o material da obra de uma vez. Seja por causa de uma promoção, seja porque acha que é importante não faltar nada antes da obra começar. Mas, na verdade, o recomendado é adquirir o material aos poucos.

À medida que a obra avança, os materiais devem ser comprados. Isso deve ser realizado por vários motivos. Por exemplo, pode acontecer uma mudança no projeto e alguns materiais não serem mais necessários na quantidade já comprada.

A compra antecipada também vai acarretar no armazenamento. O que pode causar danos dependendo do material. É o caso de azulejos e cerâmicas que são extremamente frágeis e, portanto, devem ser adquiridos o mais próximo possível da data em que serão usados.

Reaproveite os materiais

Outra maneira de evitar o desperdício é reaproveitar o material. Resíduos da obra e até mesma a água podem ser reutilizados para outras atividades.

Mas não se esqueça de separar os entulhos do material para ser reciclado. Eles devem ser depositados em locais distintos. Tomando esses cuidados, a sua obra vai dar origem a uma construção sustentável.

Essas foram algumas dicas primordiais para evitar desperdícios em obras. É importante entender também que a mão de obra contratada precisa compreender como não desperdiçar. Peça indicações de pessoas que saibam trabalhar sem utilizar material de maneira exagerada.

Agora que você já sabe como não perder material, que tal conhecer um pouco mais sobre o andamento da obra e perfeição nos detalhes? Nos vemos no próximo post!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */