Acabamento

Tipo de tinta ideal para cada ambiente da casa: como escolher

Escolher o tipo de tinta ideal e acertar nas cores em cada ambiente são grandes desafios de qualquer reforma. Se você está planejando renovar o visual de sua casa dando uma repaginada nos ambientes, é necessário buscar não apenas a cor ideal, mas também o tipo de tinta que melhor se encaixa no espaço e às suas necessidades de uso.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você acertar em cheio na escolha da tinta e reformar a sua casa sem imprevistos ou preocupações. Confira!

Tipos de tinta para casa

Escolher o tipo de tinta para sua casa vai muito além de apenas decidir por uma textura ou cor que te agrade. Existe um tipo de tinta ideal para cada cômodo da casa e, de acordo com a superfície na qual vai ser aplicada, a pintura tem finalidades diferentes. E muitas vezes, optar pelo tipo de tinta errado pode ter consequências, como gasto desnecessário com material, manutenções recorrentes e principalmente, resultados inesperados na obra.

O mercado tem diversos tipos de tintas, que vão desde a tinta acrílica e látex — uma das mais baratas — até a tinta epóxi, utilizada sobre revestimentos, pisos, etc., onde confere maior durabilidade e resistência. A escolha do produto adequado para cada superfície e local é essencial para um bom acabamento e durabilidade de sua pintura.

   Tipo de tinta

Entrada da casa

O hall é o primeiro espaço de sua casa, e exatamente por isso ele merece a sua atenção. Nesse espaço, como também nas escadarias, é importante ir além da cor e escolher o tipo de tinta que una bom rendimento e resistência à  superfície.

Uma ótima opção entre os produtos existentes são as tintas acrílicas, disponíveis no mercado em 3 tipos de acabamento – fosco, acetinado e semi-brilho. Elas são perfeitas tanto para os ambientes internos como para os externos.

Aposte em cores neutras, que transmitam tranquilidade e bom gosto, como verde, azul ou bege. Combinar uma boa cor com porcelanato também pode dar um show de elegância ao ambiente.

Tipo de tinta

Sala

A sala é um dos grandes desafios de qualquer reforma. Além de ser um dos espaços mais utilizados da casa, é também um ambiente de socialização e de receber visitas. Por isso, trata-se de um cômodo que exige a escolha de uma boa cor, aliada a um tipo de tinta resistente e de qualidade.

Especialistas recomendam cores mais aconchegantes, como o amarelo, por exemplo. Mas você também pode abusar da criatividade e usar uma parede com cor escura. Isso pode ajudar, inclusive, a alongar a sua sala e dar uma sensação de amplitude.

O ideal é investir na tinta acrílica, que, como sempre, dá um show de resistência. Para descobrir a cor ideal, você pode conversar com profissionais especializados.

sala_estar_01

Cozinha

A cozinha é um dos espaços que exigem maior cuidado na hora da escolha, já que nem todo tipo de tinta tem as características e resistência que o ambiente exige. A tinta epóxi pode ser uma ótima escolha, pois são feitas especialmente para cobrir superfícies, como pisos e azulejos. Já para o teto, temos tintas próprias, como a Metalatex Bactercryl Sem Cheiro que garante a qualidade e durabilidade da superfície. Ambas as tintas são bastante resistentes e podem ser lavadas sem qualquer problema.

De forma geral, quando se fala na escolha das cores, o ideal é usar tons que transmitam tranquilidade e elegância, como azuis ou até mesmo o laranja e o bege.

Tipo de tinta

Quarto

O quarto é um dos espaços que mais exigem conforto e personalidade. Se você tem medo de errar na escolha, pode investir em paredes com cores neutras, deixando que o resto da decoração — como objetos e almofadas — faça o papel de dar mais vida e cor ao ambiente,

Como esse é um espaço muito utilizado, é fundamental investir em tinta uma de qualidade. A tinta acrílica nos seus acabamentos, fosco ou acetinado, é uma ótima opção, pois além de sua resistência, confere à superfície um ar refinado com seu acabamento mais aveludado. 

Tipo de tinta

E você, gostou do artigo? Restou alguma dúvida sobre como escolher o tipo de tinta? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */