4 passos para ter um banheiro sustentável

ler post

A sustentabilidade deve fazer parte do nosso dia a dia, seja no consumo consciente ou na adoção de medidas sustentáveis, como separar o lixo ou reduzir o uso da água. Essas pequenas atitudes são essenciais para a nossa qualidade de vida e para a preservação do planeta.

E você sabia que é possível reduzir os impactos ambientais adotando medidas sustentáveis no seu banheiro? Parece pouco, mas, sim, você pode ajudar o planeta enquanto toma banho ou escova os dentes.

Neste post, separamos 4 passos para você começar a planejar o seu banheiro sustentável!

1 – Valorize a iluminação natural

Uma das principais formas de garantir a sustentabilidade no seu banheiro, e ainda economizar, é priorizar o uso da iluminação natural. Durante o dia, se o seu cômodo tem janela ou alguma abertura na parede, aproveite ao máximo a luz do sol.

Já durante a noite, opte por luzes artificiais que consomem menos energia. Substitua lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por uma iluminação de LED ou lâmpadas CFL. Esses modelos oferecem alto desempenho, economia e possuem longa duração.

2 – Escolha torneiras inteligentes

As torneiras também são aliadas na hora de criar um banheiro sustentável. Existem diversos modelos pensados para otimizar os recursos naturais durante o funcionamento, sem prejudicar a eficiência do produto.

As torneiras automáticas são as mais conhecidas quando o assunto é evitar o desperdício de água. Elas contam com um sensor eletrônico que só é ativado quando a peça detecta a presença de alguém próximo ao lavatório.

Outro produto que diminui, e muito, o consumo é a torneira com arejador. Você pode tanto comprar a torneira completa desse modelo quanto adquirir apenas o arejador e instalar na sua torneira. Essa peça tem a função de misturar a água com o ar, reduzindo o fluxo ao mesmo tempo em que produz a sensação de um volume intenso de água.

Vale lembrar que não adianta só trocar as peças, é preciso manter os cuidados básicos de economia, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou após o uso.

3 – Controle a vazão de água também na descarga

As descargas de duplo fluxo são ideais para evitar o desperdício no seu banheiro, proporcionando uma economia média de 30% da água utilizada. Usando esse mecanismo, você consegue escolher a quantidade de água que será liberada na descarga, por exemplo: 3 litros (fluxo parcial) ou 6 litros (fluxo total). A quantidade do fluxo vai depender do modelo ou marca da sua descarga.

4 – Invista em um revestimento sustentável

A sustentabilidade também pode estar presente nos pisos e paredes do seu banheiro, basta escolher o tipo correto de revestimento. Para isso, os revestimentos cerâmicos são os mais indicados.

Como a cerâmica tem como principal matéria-prima a argila, retirada de camadas superficiais da terra, o seu uso não causa danos às jazidas de onde o material é extraído. Além disso, a cerâmica é reciclável e não emite compostos orgânicos prejudiciais à saúde.

Os acabamentos cerâmicos também apresentam design inovador, texturas, cores e formatos diversos para se adaptar a qualquer projeto. Alguns deles são: cerâmica comum, porcelanato, pastilha e cerâmica com volumetria (aspecto 3D).

Com essas dicas ficará mais fácil fazer o seu banheiro sustentável, não é mesmo? Ah! E se você reparou que está precisando de alguma das indicações acima, passe na Só Reparos para aproveitar nossos produtos especialmente sustentáveis e com desconto!

Tags:

Mais posts do blog.