Decoração Inspire-se

5 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

limpeza da casa

Com a rotina agitada da vida moderna, ninguém quer perder tempo de descanso e de lazer com a limpeza da casa. Por isso, na hora de construir ou reformar é importante escolher revestimentos que facilitem o trabalho de higienização e que se mantenham limpos por mais tempo.

Pensando nisso, listamos 5 opções de revestimentos que cabem em vários estilos de decoração. Em comum, esses materiais têm a praticidade e a versatilidade. Confira quais são e como você pode usar cada um deles na hora da limpeza da casa!

1. Vinílico

Produzido a partir de plásticos reciclados, o piso vinílico é confortável e silencioso. Dependendo do nivelamento, pode até ser aplicado sobre outro piso, com cola. Por isso, é uma solução rápida e de baixo custo.

O vinílico é indicado para áreas secas, como salas e quartos — especialmente para os cômodos onde crianças brincam no chão, já que se trata de um revestimento agradável ao toque. É possível, ainda, ser instalado em cozinhas e lavabos, mas é importante escolher os modelos adequados para esses ambientes.

Para a limpeza desse tipo de piso, basta um pano úmido. No caso de manchas mais resistentes, use álcool ou detergente neutro e uma esponja macia.

2. Porcelanato

O porcelanato é uma opção muito resistente e durável — tanto que é indicado também para áreas externas e molhadas. Fabricado a partir da cerâmica e de diversos minerais, esse revestimento pode imitar madeira, pedras, cimento, mármore, entre outros materiais.

limpeza da casa

Tanta versatilidade permite que ele seja aplicado na casa toda, incluindo paredes. O porcelanato de acabamento polido é muito utilizado na sala, por exemplo, enquanto o acetinado vai bem no banheiro e na área de serviço, já que é menos escorregadio. Por ser considerado um piso frio, o revestimento deve ser combinado com o uso de tapetes nos quartos.

limpeza do porcelanato é feita com detergente neutro diluído em água e um pano macio. Já os rejuntes podem ser higienizados com saponáceo líquido cremoso.

3. Cerâmica é fácil na hora da limpeza da casa

Também considerada um piso frio, a cerâmica é, muitas vezes, confundida com o porcelanato. A diferença entre eles está na fabricação, que é mais simples no caso do revestimento cerâmico. Como consequência, ele é menos resistente e absorve mais água que o porcelanato. Em compensação, é uma opção mais econômica.

Há muita variedade de acabamentos, cores e estampas de cerâmica. Versátil, ela é recomendada para salas, quartos, cozinhas e banheiros. Para limpar, basta passar um pano úmido com detergente.

4. Pastilhas

limpeza da casa

As pastilhas — que podem ser de vidro, porcelana, cerâmica, entre outros materiais — são uma excelente opção para transformar um cômodo. Você pode misturar cores, fazer desenhos e criar padrões. Além disso, as pastilhas são ótimas para aumentar a sensação de amplitude do ambiente.

Esse revestimento é muito usado em banheiros e cozinhas, mas também é possível dar um toque especial em lareiras e áreas gourmet. A limpeza é feita apenas com água e sabão neutro.

5. Mármore

Outra opção de fácil manutenção é o mármore, uma pedra natural que apresenta grande variedade de cores e desenhos. O material dá um ar de sofisticação aos ambientes, principalmente na sala de estar, e é geralmente aplicado em pisos, paredes, lareiras e escadas.

O mármore tem uma textura mais porosa, portanto, é capaz de absorver mais líquidos e ficar manchado. Assim, é preciso impermeabilizá-lo em espaços como área gourmet, cozinha e lavabo.

Para manter a pedra sempre bonita, a limpeza deve ser feita com uma solução de água e detergente, sabão neutro ou sabão de coco. Depois, basta secá-la com um pano macio.

Seja qual for a sua escolha entre as nossas sugestões, um item você já pode riscar da sua lista de preocupações: a limpeza da casa. Assim, fica mais fácil pensar no revestimento que vai transformar o seu lar, não é?

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso artigo sobre o revestimento 3D, um material muito versátil e que dá um efeito incrível nos ambientes.

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */