O que é revestimento de madeira cimentícia e como usar na decoração

ler post

Ao escolher a madeira para compor a decoração da sua casa, seja em áreas internas ou externas, é impossível não se preocupar com a manutenção. Você adora a mistura de sofisticação e rusticidade da madeira, mas cogita outros materiais mais fáceis de conservar? Então conheça agora o substituto perfeito: o revestimento de madeira cimentícia!

Durável, versátil e sustentável são alguns adjetivos que definem esse tipo de revestimento. Trata-se da opção ideal para quem quer deixar a casa aconchegante e elegante na medida certa, e com aquele efeito que só a madeira proporciona.

No post de hoje, você vai saber mais sobre essa moderna solução de acabamento e se inspirar para transformar a sua casa. Confira!

O que é revestimento de madeira cimentícia?

Fabricado à base de concreto, o revestimento cimentício pode imitar diversos materiais, como pedras naturais, tijolinhos e madeiras.

Nesse último caso, há várias opções de texturas e tonalidades. O resultado é um acabamento tão natural que fica difícil perceber que não é madeira de verdade.

Geralmente vendido em placas, o revestimento é facilmente instalado sobre uma camada de argamassa nas áreas internas. Nas externas, pode ser aplicado diretamente sobre o solo. Isso quer dizer que você não terá problemas na hora da instalação, que é fácil, mas é importante que seja feita por um profissional especializado.

Quais são as vantagens deste revestimento?

O principal benefício do revestimento cimentício em relação à madeira natural é a resistência, sobretudo nos ambientes externos.

A madeira exposta ao sol, à chuva e à umidade – sem citar as pragas, como cupins – exige manutenção constante e até sua substituição completa com o passar dos anos. Já o revestimento, por ser produzido a partir do concreto, dura décadas sem perder suas características.

Além disso, o revestimento que imita a madeira é ecologicamente correto, uma vez que não há necessidade de derrubar árvores ou explorar minérios para sua fabricação. E não é ótimo quando a tecnologia nos permite uma construção sustentável?

Também podemos destacar a fácil manutenção do revestimento: basta usar água e sabão neutro para limpá-lo. Em áreas externas, recomenda-se a impermeabilização do produto. Já nas internas, usar cera específica, a cada 6 meses, é suficiente para manter o brilho.

Como usar o revestimento na decoração?

Como estamos falando de um material muito versátil, não faltam dicas de acabamentos com o revestimento cimentício. Então, separamos algumas das aplicações mais interessantes para você se inspirar e colocar em prática no seu lar. Vamos ver?

Área externa

O revestimento que imita madeira é indicado para o piso de deques e pátios, principalmente em volta da piscina. Inclusive, os fabricantes têm versões que absorvem pouco calor e ainda são antiderrapantes.

Nos apartamentos, o revestimento cimentício é uma excelente opção para transformar a sacada em um lugar mais aconchegante. Você pode instalar tanto no piso quanto nas paredes – mesmo perto de churrasqueiras, pois o material resiste a altas temperaturas.

Área interna

Dentro da casa, o revestimento que imita madeira vai bem em qualquer ambiente. Você pode revestir a lareira, a escada e até uma parede inteira da sala. Para dar um ar mais rústico, escolha um padrão semelhante a madeira de demolição. Se quiser deixar tudo mais sofisticado, aposte em tons neutros.

Outra dica é ir além dos cômodos sociais. Por que não dar destaque a um ponto do banheiro com um belo revestimento? E que tal transformar a parede da cabeceira da sua cama? Deixe a imaginação voar… e mãos à obra!

Agora que você já sabe que o revestimento de madeira cimentícia pode ser um grande aliado na reforma da sua casa, conte para a gente nos comentários quais são os seus próximos planos de decoração!

Tags:

Mais posts do blog.