Faça Você Mesmo Reforma

Manutenção da casa: como e quando fazer?

Manutenção da casa

Nosso lar reflete o nosso estilo de vida. É o local onde recuperamos as energias de um dia cansativo de trabalho ou reunimos os amigos para uma conversa animada. Nossa casa merece atenção e um carinho especial, por isso, de tempos em tempos é importante fazer a manutenção da casa.

Essa inspeção é muito importante para identificar se há a necessidade de algum reparo na estrutura, na parte elétrica, hidráulica ou nos acabamentos. Encontrando um detalhe que precisa de reparo enquanto ele ainda é só um probleminha, evitam-se gastos maiores no futuro.

Mas qual é o melhor momento para iniciar uma reforma na casa? Preparamos um guia para você descobrir. Confira!

Saiba que antes de começar é preciso planejar a manutenção da casa

É muito importante realizar um planejamento prévio antes de começar a reforma. Ser organizado nesse momento é uma qualidade indispensável para que tudo saia como o esperado. Use a tecnologia a seu favor visitando sites e baixando aplicativos que ajudam a planejar a reforma.

Antecipar problemas também pode ser útil nessa fase. Para ficar mais fácil, vamos imaginar a seguinte situação: os moradores desejam mexer na organização da cozinha, trocando o mobiliário por uma bancada estilo “ilha”. Notando que a parte hidráulica já está desgastada, aproveitam para trocar a parte de tubos e conexões.

Como esse é um desejo e não uma urgência, os donos da casa podem pesquisar e comprar produtos em promoção, fazer cotação e contratação de profissionais, encomendar e receber materiais. Quando a obra começar, eles já terão todo o necessário para tocar as tarefas sem depender de prazos ou entregas que não chegam.

Observe a melhor época para reformar a casa

Muitos fatores influenciam no bom andamento de uma reforma, até mesmo as condições climáticas. Em cidades com umidade alta ou em épocas de muita chuva é comum que os materiais sofram alguma influência no tempo de cura, ou seja, na secagem. Além disso, em dias muito chuvosos não é possível seguir com a obra caso ela seja na parte externa.

Por outro lado, em estações mais quentes como a primavera e o verão pode ser mais complicado encontrar mão de obra devido à grande demanda. A dica é procurar empresas e profissionais comprometidos, que garantam o cumprimento da obra e não deixem você na mão.

Aproveite o período de promoções das lojas

Em época de crise é importante conseguir bons preços nos materiais de construção. Ficar atento a promoções e festivais de construção pode significar uma boa economia no orçamento na manutenção da casa. Fazer orçamentos online poupará tempo na busca por materiais com bom preço, mas nada disso surtirá efeito sem um bom planejamento financeiro.

Muitas pessoas dedicam o seu orçamento aos materiais e no fim percebem que comprometeram a verba, dessa forma não conseguem contratar a mão de obra. Por isso, siga a seguinte ordem: primeiramente pesquise profissionais e saiba quanto custará o serviço. Tendo essas informações em mãos passe para a pesquisa e para a compra dos produtos aos poucos, e assim por diante.

Pesquise sobre linhas de financiamentos em bancos

Em alguns casos o problema chega sem avisar e você precisa fazer uma reforma de emergência em casa, mesmo sem ter se programado financeiramente. Vale a pena dar uma olhada nas linhas de crédito que alguns bancos oferecem para essa finalidade. É importante lembrar que essa modalidade tem cobrança de juros, portanto avalie a sua situação antes de solicitar o crédito!

Com planejamento e bons profissionais é possível fazer a manutenção da casa sem muito mistério é torná-la um ambiente acolhedor para os amigos e a família! Para saber as últimas novidades sobre revestimentos e acabamentos para a sua obra, curta a nossa página no Facebook!

2 comentários

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */