Não se trata da cor do momento, mas da cor do seu momento.

ler post

Conviver com as cores da sua casa precisa ser algo prazeroso. Alguns estudos chegam a apontar a influência das cores como técnica terapêutica. Enfim, independentemente do efeito medicinal das cores, fato é que a cor certa traz a sensação ideal para a finalidade de um espaço e para sua harmonia com os outros ambientes. Não é à toa que qualquer estudo sobre cores traz conceitos como quente e frio e que as sensações produzidas pelas cores têm tudo a ver com o lugar ou a ocasião. É esse o nosso ponto de partida.

Atualmente, conseguir boas indicações de combinações não é tarefa das mais difíceis. O site da fabricante Coral, por exemplo, mostra duas combinações diferentes para cada tom em que você clicar. Mas, antes de escolher a cor ou as cores para sua casa, é muito importante pensar na utilidade de cada ambiente e qual sensação se deseja passar naquele lugar. Um lugar de contemplação, por exemplo, precisa transmitir a sensação de paz e não combina com cores energéticas demais.

Antes de mais nada, para começarmos a harmonizar nossos ambientes, precisamos conhecer um círculo cromático.

Círculo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes, ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor, e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

Suavidade

Se a sua intenção é alcançar uma composição suave, o ideal é apostar em cores análogas. Para encontrá-las, basta pegar uma sequência de três cores no círculo cromático. Como no exemplo a seguir.

A tintas Coral têm muitas possibilidades para esse tipo de combinação, por exemplo: Paixão Juvenil, Férias de Verão e Manhã de Domingo.

Vivacidade

O efeito vivo é obtido com o máximo contraste entre duas cores, em uma técnica chamada de cores complementares. Não à toa, essas duas cores estarão sempre imediatamente opostas no círculo cromático.

Que tal utilizar as cores Amor e Qualidade de Vida?

Aconchego

Já reparou que em dias frios todo mundo deseja mais aconchego? Talvez uma coberta e um chocolate quente? Não tem erro, para criar um ambiente aconchegante, acredite nos tons frios.

No catálogo da Coral, você encontra as cores Dança no Gelo e Dia Tranquilo, que retratam bem essa sensação.

Energia

Se as cores frias dão sensação de aconchego, aqui é exatamente o oposto, afinal, em dias quentes, ensolarados, a gente quer mais é sair de casa, fazer exercícios, ir à praia ou ao clube. Então, para se manter em atividade e dar aquela cara de energia para o seu ambiente, escolha cores quentes.

Por exemplo, as tintas Outono Quente e Fiesta da Coral.

Continuidade

Mas, se a sensação que você quer é de que aquela parede ou decoração não terminam logo ali, escolha variações dentro da mesma tonalidade.

Olhe só esta sequência da Coral com as cores Retiro Verde, Natureza Pura e Clorofila Intensa.

 

Destaque

Se o que você busca é o destaque para um objeto, móvel ou peça de decoração, escolha tons neutros para todo o resto do ambiente, deixando o elemento escolhido como a única peça com pigmentação mais aparente no ambiente.

A tinta Castelo de Memórias da Coral é uma ótima neste caso.

É de tinta que sua casa precisa?

Tinta Coral é nas lojas do SIA Trecho 1, 512 Sul e 404 Norte.

Siga a Só Reparos

Veja os produtos que são destaque todos os dias. Siga a Só Reparos no Facebook e no Instagram e assine nossa newsletter para receber as novidades do BLOG em primeira mão.

Tags:

Mais posts do blog.