Reforma

Reforma em apartamentos pequenos : saiba como otimizar o espaço

reforma em apartamentos pequenos

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem investido bastante nos apartamentos de pequenas dimensões. Mas ao contrário do que muitos pensam, é possível levar uma vida bastante confortável nesses pequenos espaços, sobretudo se fizer mudanças que visam à otimização dos ambientes! Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas de reforma em apartamentos pequenos.

Após a leitura, você conseguirá deixar seu lar muito maior do que parece. Confira!

1. Evite forros de gesso se o pé direito é baixo na reforma em apartamentos pequenos

Os forros de gesso podem tornar um ambiente mais aconchegante, mas esse tipo de acabamento não é indicado para espaços pequenos com pé direito baixo.

Como o acabamento é rebaixado, ao optar por eles você acaba diminuindo o pé direito ainda mais, trazendo uma sensação sufocante. O ideal é que a altura do chão ao teto seja de, no mínimo, 2.40 m para os banheiros e 2,60 m para os outros cômodos.

Portanto, se esse for o caso, evite esses forros e traga o aconchego com outros elementos, como a iluminação e as texturas.

2. Pinte as paredes com cores claras

As cores de uma parede não são apenas puro fator estético: elas também nos provocam sensações e fazem com que nos sintamos bem num determinado ambiente. E quando o assunto é reforma em apartamentos pequenos, o mais indicado é que elas sejam claras.

Ao pintar uma parede com uma cor clara, como o branco ou o off-white, você promove uma maior reflexão da luz, disfarçando os limites do espaço e, consequentemente, favorecendo a ilusão de amplitude. Mas atente-se ao tipo de tinta mais indicado para cada cômodo.

3. Invista no conceito aberto

Tendência nos últimos anos, o conceito aberto se tornou bastante popular entre aqueles que moram em lugares pequenos. Quando você elimina as barreiras visuais de um espaço, a impressão que se tem é de que ele é bem maior.

Integre os ambientes, derrubando as paredes que os separam. Um exemplo bastante comum é a união da cozinha com a sala de jantar ou com a sala de TV. É por isso que os lofts dão a impressão de serem enormes!

4. Aproveite cada centímetro

Ao longo dos anos, acumulamos um monte de coisa, não é mesmo? E morando num apartamento pequeno, fica difícil armazenar tudo. São roupas, artigos de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, brinquedos etc. Logo, aproveitar cada centímetro é importantíssimo.

Sempre existe um cantinho que não é bem usufruído: as quinas, o vão embaixo da escada, a região próxima ao teto e a área embaixo da cama são apenas alguns dos exemplos. Assim, solte a imaginação e crie espaços de armazenamento para tudo!

5. Opte por janelas grandes

As janelas grandes são outra maneira de otimizar o espaço em um apartamento pequeno. Além de deixarem a luz natural entrar, elas também trazem a sensação de imensidão, pois incorporam o exterior.

Invista em modelos simples, sem muitas ferragens ou madeira. Do contrário, elas podem deixar o ambiente carregado e bloquear a passagem da luz. De quebra, você tem espaços muito mais arejados! Se sentir a necessidade de mais privacidade, instale persianas verticais ou blackouts.

Reforma em apartamentos pequenos não precisa ser sinônimo de altos gastos e dores de cabeça. Seguindo algumas ideias simples como essas, você tem ambientes agradáveis e que não deixam a desejar em nada quando o assunto é beleza.

Gostou das nossas dicas para otimizar os espaços? Conhece outras que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários e compartilhe seu know how com nossos leitores!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */