Tipos de piscinas: qual é o melhor modelo para minha casa?

ler post

Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente. Quem já tem, costuma aproveitar muito durante os dias quentes, que são maioria em muitas partes do Brasil. Quando bem construída, essa área de lazer e diversão costuma exigir apenas alguns cuidados para sua manutenção. Por isso, é essencial que você conheça os tipos de piscinas antes de decidir qual é o melhor modelo para o seu caso.

Ficou curioso? Siga a leitura e veja todas as informações que preparamos para você.

Fibra de vidro

Esse tipo de piscina é pré-fabricada. O tamanho, forma e profundidade são definidos pelo fabricante e você recebe o recebe em sua casa sem a possibilidade de personalização. 

Além da falta de liberdade criativa na idealização do projeto, as piscinas de fibra são menos resistentes que os modelos de alvenaria, por exemplo, podendo desbotar com o tempo.

Outro risco importantes são as rachaduras, que podem inviabilizar o uso e demandar a troca.

Vinil

A piscina de vinil é feita com uma base de concreto e em seguida recebe o acabamento. A manta é aplicada sobre toda a área, o que cria um aspecto emborrachado. Esse revestimento pode ser encontrado em diversas cores e texturas.

Apesar de prático para limpar, o vinil não é tão resistente quanto a fibra de vidro ou os revestimentos cerâmicos e pode exigir mais em matéria de reparo e manutenção.

Caso sofra rasgos, deformação ou desbote, é preciso trocar todo o revestimento da piscina. Esse é o segundo tópico dos tipos de piscina.

tipos de piscina

tipos de piscina: vinil

Alvenaria

Entre os diferentes tipos de piscina, o de alvenaria é provavelmente o mais tradicional. Nesse modelo, é feita uma estrutura de concreto que recebe um revestimento de cerâmica ou até mesmo vidro.

Como o formato é totalmente personalizado, você pode definir em detalhes cada característica. Isso permite, por exemplo, a criação de uma área específica para as crianças, com uma profundidade segura. Além disso, é possível criar formas ou modelos modernos e sofisticados.

Essa liberdade permite ainda que você opte por pastilhas, os tradicionais azulejos azuis ou até mesmo alguns revestimentos 3D, o que deixará a sua piscina única. Nesse caso, o cuidado fica por conta do tipo de argamassa e rejunte utilizados.

Existem produtos específicos para o assentamento em piscinas de alvenaria e são eles que irão garantir que sua obra dure de 30 a 40 anos! Esse é um dos principais benefícios desse modelo de piscina: ele é durável, seguro e exige pouca manutenção.

Cuidados para aproveitar o máximo da sua piscina

Independentemente de qual dos tipos de piscinas você escolher, será preciso tomar alguns cuidados, como fazer a instalação elétrica correta do local.

Além disso, você pode investir em produtos para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. No dia a dia, outros pontos merecem atenção:

Manutenção dos tipos de piscina

Cuidar da piscina deve fazer parte da rotina de manutenção da casa. É preciso realizar a limpeza para evitar o acúmulo de limo e sujeiras no fundo.

No caso dos modelos de alvenaria, existem produtos específicos para os rejuntes, que devem ser trocados em caso de alguma avaria. No entanto, esse trabalho não costuma ser muito complexo.

Segurança

É preciso evitar que crianças tenham acesso à piscina sem a supervisão de um adulto. Afinal, qualquer descuido pode ocasionar um acidente grave. Por isso, converse com os pequenos e defina as regras da casa. Utilize boias nas crianças menores e não deixe de instalar cercas de proteção.

Outro ponto importante é o revestimento de borda da piscina. Ele deve ter acabamento resistente ao escorregamento para dar mais segurança aos usuários.

Construir uma piscina própria é ótimo para evitar o trânsito e curtir o verão, afinal, você não terá que se deslocar até praias ou uma piscina pública. Além disso, ela se torna um verdadeiro objeto de decoração, principalmente quando acompanhada de um jardim bem cuidado, o que enriquecerá a venda da sua casa caso algum dia queira colocá-la a venda.

Agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de piscina, conte nos comentários qual é o seu favorito ou deixe sua dica para criar um ambiente perfeito!

Tags:

Mais posts do blog.