Muito além do projeto

ler post

Aspectos espirituais é parte fundamental da construção dos espaços para Nidia Mendes

Criar, executar e construir. Estes são os três passos que guiam o trabalho de Nidia Mendes, do escritório Nihaaus. Mas se engana quem acha que são apenas os aspectos físicos do trabalho que a interessam. A arquiteta pratica uma corrente que busca vertentes além do tradicional. E é chamada pela profissional de arquitetura holística.

A forma de trabalho leva em consideração os aspectos espirituais na execução do projeto. “Trabalho com uma estrutura que mistura arquitetura e alma. Com objetivo de dar uma dimensão física a essência da pessoa. Uma simbiose de matéria e alma”, explica. Para isso, o envolvimento entre o arquiteto e o cliente se torna mais profundo. “Preciso sentir a pessoa. Isso passa pela construção de um mapa astral e uma triagem do que ela é de verdade. O objetivo final não é o arquiteto, o cerne do cliente tem que está no projeto”, completa.

Após sentir a energia e conhecer as necessidades é que Nidia inicia a construção do ambiente. “Com base nisso começo a criação do projeto. Faço uma pesquisa no mercado para encontrar soluções que encaixem com a essência do cliente. Acontece uma conceitualização para dar sentido ao que foi estabelecido entre nós”.  A preocupação é que a decoração não seja apenas bonita, mas que ela reflita a personalidade dos que convivem no espaço. “Não entra nada no projeto sem sentido. Tudo tem um motivo para estar lá”, reforça.

Para executar ideias permeadas de nuances, a profissional busca ter com os fornecedores o mesmo relacionamento que tem com os clientes.  “Preciso ter a mesma liberdade. E fico muito satisfeita quando isso transparece no atendimento”.  Nidia conta que na Só Reparos encontrou este balanço. “É uma relação de família e essa confiança não tem preço. É uma parceria que eu estabeleci com a empresa como parte desse processo. Assim, sei que vou conseguir atingir objetivo final traçado com o cliente”.

A frase do urbanista Lúcio Costa resume o posicionamento que Nidia Mendes tem em seu trabalho: Arquitetura é antes de tudo construção.

Screenshot_120Screenshot_121Screenshot_122

Tags: