Você precisa contratar um arquiteto?

ler post

Nesta edição do #partiucasa, a Gerente Geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), Daniela Borges, te ajuda a definir quando e como contratar um arquiteto para auxiliar na realização do seu sonho.

Contratar um arquiteto

Qual é o papel principal do arquiteto na construção
ou reforma de um ambiente?

O papel principal do arquiteto e urbanista é elaborar um projeto arquitetônico fazendo desde o planejamento da obra, o levantamento de materiais a serem
utilizados, como aproveitar melhor os espaços, a acústica e conforto ambiental ideais e outras características que irão garantir a qualidade e a segurança dos serviços a serem executados no decorrer de uma obra de reforma e/ou construção. Ele precisa aliar as questões técnicas às expectativas do cliente na entrega do produto final.

Porque é fundamental ter ajuda de um arquiteto
mesmo que seja em uma pequena reforma?

Ele irá garantir que os serviços executados estarão dentro da legislação e dos padrões técnicos para garantir segurança e maior qualidade ao projeto. Além disso,
ele irá ajudar o cliente a encontrar a melhor forma de aproveitar os espaços de acordo com as necessidades do cliente, escolher e especi car os materiais de acabamento, mobiliários e decorativos adequados, funcionais e que são tendências no mercado (revestimentos, instalações hidráulica e elétrica, etc.), fazendo com que o cliente não tenha gastos ou perdas desnecessárias durante a obra.

Como é possível saber se o cliente está contratando
um profissional sério?

Recomendamos sempre que o cliente acesse o site do CAU/DF (www.caudf.gov.br) para fazer uma pesquisa sobre o histórico profissional do arquiteto e urbanista. No link Serviços Online, ele poderá verificar se o profissional tem registro válido e ativo, se está em dia com suas obrigações legais e/ou se apresenta alguma sanção ao seu exercício profissional. Recentemente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou a plataforma Ache um Arquiteto, onde é possível verificar informações adicionais sobre o trabalho do arquiteto, tais como visualizar projetos executados e obter contatos (telefones, e-mail, sites, etc.). Outra dica é buscar referências deste profissional no mercado de trabalho, como conversar com clientes que já contrataram seus serviços e verificar o nível de satisfação.

É possível ter uma base de quanto custa o serviço? Existe uma tabela base para os preços?

Os serviços de Arquitetura e Urbanismo seguem as Tabelas de Honorários elaboradas pelo CAU/BR. No site qualquer pessoa pode acessar as tabelas de remuneração que são divididas em módulos: (01) Remuneração do Projeto Arquitetônico de Edificações; (02) Remuneração de Projetos e Serviços Diversos, (03) Remuneração de Execução de Obras e Outras Atividades.

O que é importante ter em mente antes de procurar um arquiteto?

É importante que a pessoa tenha em mente que a segurança e a qualidade do serviço a ser prestado pelo profissional devem estar em primeiro lugar. Para
tanto, o cliente deve exigir o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) da obra antes mesmo dela iniciar. O RRT garante ao cliente que, caso ocorra algum
problema antes, durante ou depois da obra executada, o profissional seja responsabilizado pelos possíveis erros, atrasos e resultados indesejados no exercício profissional.

Quem precisa contratar arquiteto?

Qualquer pessoa física ou empresa que for fazer uma reforma em seu imóvel residencial ou comercial e também ao construir uma edificação. Nestes casos, é necessário um responsável legalmente habilitado para realizar serviços técnicos que exijam conhecimentos e habilidades específicas. As atribuições dos arquitetos e urbanistas englobam desde a elaboração privativa de projeto arquitetônico até a restauração de bens imóveis tombados pelo patrimônio histórico e cultural.

Tags:

Mais posts do blog.