Reforma

Iluminação de Ambientes: Confira 5 Dicas Incríveis

Confira 5 dicas incríveis para a iluminação de ambientes

Planejar os espaços da sua casa inclui, também, se dedicar à iluminação de ambientes. Um cômodo bem iluminado é capaz de proporcionar conforto, bem-estar, sensação de acolhimento e, até mesmo, ressaltar pontos estratégicos da decoração e do cômodo por meio de efeitos de luz.

Porém, muitas pessoas encontram dificuldades em conseguir trabalhar esse ponto adequadamente em suas residências, gerando dúvidas comuns durante a elaboração. Se é o seu caso, continue lendo este conteúdo e confira 5 dicas que daremos a você para tornar seu lar mais confortável.

1. Atente-se ao tamanho do ambiente

Um dos primeiros pontos para realizar uma iluminação adequada é se atentar ao tamanho do ambiente. É essa característica que demandará um maior uso de pontos de luz, maior necessidade de iluminação indireta ou não, entre outros.

Por exemplo, em espaços menores, você pode investir em múltiplos pontos de iluminação embutida, que ajudarão a aumentar a sensação de amplitude do cômodo. Normalmente são utilizadas em tetos com rebaixamento de gesso e lâmpadas de LED.

Já em cômodos maiores, há a necessidade de trabalhar bem diferentes pontos de luz direta e indireta, de forma a evitar pontos de sombra dura que possam causar desconforto.

2. Distribua as fontes de luz adequadamente

Tente fugir do modelo padrão de uma fonte de luz central no meio do cômodo. Essa não é a melhor forma de iluminar o ambiente, principalmente em lugares com menor espaço. Isso porque, como falamos, múltiplas fontes de luzes podem aumentar a sensação de amplitude do espaço, bem como ressaltar detalhes do local, como ângulos do cômodo.

Além disso, é uma boa opção para quem deseja dar um ar moderno para o ambiente.

Aprenda a fazer iluminação de ambientes da melhor forma com essas 5 dicas incríveis!

Quer saber mais sobre iluminação de ambientes? Preparamos esse guia completo e gratuito para você. Baixe aqui!

3. Invista em luzes ajustáveis

Outra dica incrível de iluminação é investir em luzes ajustáveis e automação. Assim, poderá ajustar a luz do ambiente de acordo com o horário e a função que exercerá nele.

Por exemplo, você pode aumentar a claridade no quarto enquanto estiver trabalhando ou assistindo televisão. Quando estiver próximo do horário de dormir, poderá diminuir a claridade aos poucos, preparando-se para o descanso.

O mesmo pode ocorrer na sala de jantar: para conseguir uma atmosfera mais romântica, pode-se usar meia-luz. Já na presença de crianças e idosos, iluminação total.

Assim, além do conforto e da possibilidade de melhor ambientação, poderá contar com a economia na conta de luz, já que os gastos serão menores.

4. Explore a luz indireta na iluminação de ambientes

Principalmente no hall de entrada, essa pode ser uma dica valiosa para dar um ar confortável e receptivo. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de trilhos de spots e refletores que serão apontados para um ponto que se deseja destacar no ambiente, tais como:

  • quadros;
  • espelhos;
  • móveis aparadores;
  • objetos de decoração de luxo;
  • plantas;
  • esculturas, entre outros.

5. Busque o auxílio de profissionais

Caso ainda tenha dúvidas, busque auxílio de profissionais especializados da área de construção. Eles saberão indicar soluções incríveis para as peculiaridades do seu imóvel, de forma a explorar as potencialidades de cada cômodo.

Além disso, saberão utilizar técnicas de iluminação de ambientes que poderão alongar espaços, trazer mais conforto e sofisticação para seu lar, de forma a compor a ambientação perfeita que deseja para sua residência.

Pensando em trocar a iluminação de ambientes do seu lar? Conheça o Setor de Projetos da Só Reparos e aproveite os serviços gratuitos!

Tem alguma dúvida sobre como trabalhar ambientação e decoração da sua residência? Conheça aqui a área de projetos da Só Reparos com serviços gratuitos!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */