Não se trata da cor do momento, mas da cor do seu momento.

ler post
Só Reparos

Conviver com as cores da sua casa precisa ser algo prazeroso. Alguns estudos chegam a apontar a influência das cores como técnica terapêutica. Enfim, independentemente do efeito medicinal das cores, fato é que a cor certa traz a sensação ideal para a finalidade de um espaço e para sua harmonia com os outros ambientes. Não é à toa que qualquer estudo sobre cores traz conceitos como quente e frio e que as sensações produzidas pelas cores têm tudo a ver com o lugar ou a ocasião. É esse o nosso ponto de partida.

Atualmente, conseguir boas indicações de combinações não é tarefa das mais difíceis. O site da fabricante Coral, por exemplo, mostra duas combinações diferentes para cada tom em que você clicar. Mas, antes de escolher a cor ou as cores para sua casa, é muito importante pensar na utilidade de cada ambiente e qual sensação se deseja passar naquele lugar. Um lugar de contemplação, por exemplo, precisa transmitir a sensação de paz e não combina com cores energéticas demais.

Antes de mais nada, para começarmos a harmonizar nossos ambientes, precisamos conhecer um círculo cromático.

Círculo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes, ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor, e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

Suavidade

Se a sua intenção é alcançar uma composição suave, o ideal é apostar em cores análogas. Para encontrá-las, basta pegar uma sequência de três cores no círculo cromático. Como no exemplo a seguir.

A tintas Coral têm muitas possibilidades para esse tipo de combinação, por exemplo: Paixão Juvenil, Férias de Verão e Manhã de Domingo.

Vivacidade

O efeito vivo é obtido com o máximo contraste entre duas cores, em uma técnica chamada de cores complementares. Não à toa, essas duas cores estarão sempre imediatamente opostas no círculo cromático.

Que tal utilizar as cores Amor e Qualidade de Vida?

Aconchego

Já reparou que em dias frios todo mundo deseja mais aconchego? Talvez uma coberta e um chocolate quente? Não tem erro, para criar um ambiente aconchegante, acredite nos tons frios.

No catálogo da Coral, você encontra as cores Dança no Gelo e Dia Tranquilo, que retratam bem essa sensação.

Energia

Se as cores frias dão sensação de aconchego, aqui é exatamente o oposto, afinal, em dias quentes, ensolarados, a gente quer mais é sair de casa, fazer exercícios, ir à praia ou ao clube. Então, para se manter em atividade e dar aquela cara de energia para o seu ambiente, escolha cores quentes.

Por exemplo, as tintas Outono Quente e Fiesta da Coral.

Continuidade

Mas, se a sensação que você quer é de que aquela parede ou decoração não terminam logo ali, escolha variações dentro da mesma tonalidade.

Olhe só esta sequência da Coral com as cores Retiro Verde, Natureza Pura e Clorofila Intensa.

 

Destaque

Se o que você busca é o destaque para um objeto, móvel ou peça de decoração, escolha tons neutros para todo o resto do ambiente, deixando o elemento escolhido como a única peça com pigmentação mais aparente no ambiente.

A tinta Castelo de Memórias da Coral é uma ótima neste caso.

É de tinta que sua casa precisa? A Só Reparos preparou uma promoção especial para este momento: toda a linha Coral com 40% off.

* Promoção válida até 31/08/2019 ou enquanto durar o estoque em nossas lojas.

Gostou? Passa logo na Só Reparos.

Tinta Coral é nas lojas do SIA Trecho 1, 512 Sul e 404 Norte.

Siga a Só Reparos

Veja os produtos que são destaque todos os dias. Siga a Só Reparos no Facebook e no Instagram e assine nossa newsletter para receber as novidades do BLOG em primeira mão.

Tags: