Inspire-se

Afinal, como você pode utilizar madeira de demolição? Descubra!

Aprenda a utilizar madeira de demolição na sua casa

Você já pensou em usar madeira de demolição? Ao montar sua casa, é interessante buscar formas alternativas de compor ambientes, seja por meio de elementos decorativos, seja na escolha de materiais específicos para móveis e acabamentos, por exemplo.

Um dos materiais mais nobres utilizados na construção é a madeira. Versátil, pode ser empregada de diversas formas e é compatível com todos os cômodos, dando um ar mais rústico para o local.

Uma opção interessante é o uso da madeira de demolição. O nome é autoexplicativo: ela é retirada de outras construções, como barracões, prédios antigos, casas antigas e construções diversas, e, assim, é reaproveitada.

Mas, afinal, como utilizar esse material nos seus projetos e ambientes? Continue lendo e saiba mais.

Procedência da madeira de demolição

Normalmente, os materiais reutilizados têm origem nobre, provenientes de árvores como jacarandá, peroba-rosa, carvalho, jatobá, entre outras. E essa, inclusive, é a única forma de conseguir utilizar madeira de lei em seus projetos, já que atualmente não é permitida a sua exploração comercial.

Daí vemos a importância desse reúso, que evita a extinção de determinadas árvores da natureza, promovendo a sustentabilidade.

Além disso, esse é um material bem resistente, que suporta umidade, calor, poeira, entre outros agentes. Porém, é importante adquiri-la de fornecedores confiáveis — diretamente em demolidoras ou em casas especializadas —, para não comprar imitações ou falsificações.

A madeira de demolição pode ser aproveitada nos mais diferentes projetos e finalidades, permitindo um ar mais rústico e bonito no cômodo.

Principais usos para a madeira de demolição

A madeira, em geral, é um material extremamente versátil, com vários usos na construção e também na decoração de uma casa, podendo compor vários ambientes. E a madeira de demolição herda essa característica, conferindo ao mesmo tempo sofisticação e conforto aos cômodos onde é utilizada.

Veja agora algumas aplicações do material:

Esquadrias

A madeira pode ser usada nos marcos ou batentes, dando um ar bem charmoso aos locais onde for aplicada. Até mesmo as próprias portas ou janelas podem ser feitas de madeira de demolição, que é um material bem robusto e seguro.

Móveis

Os móveis feitos com madeira de demolição dão um ar bem rústico para o cômodo. É importante, porém, ter em mente que é necessário manter a coerência do local, de forma que os demais elementos estejam harmônicos com o móvel.

Normalmente são usados em estantes, mesas de centro, cristaleiras e armários, que ficam bem tanto em ambientes internos quanto externos (como na área da churrasqueira, por exemplo). Porém, neste segundo caso, é importante se atentar ao acabamento, para manter a conservação do material.

Pergolados

Se você tem uma área externa e deseja decorá-la, uma boa opção é investir nos pergolados feitos com esse material. Como esse elemento tem uma função essencialmente estética, é possível explorar várias possibilidades da madeira.

É primordial, ao optar por esse uso, ter bastante atenção com a impermeabilização, pois os pergolados ficam o tempo todo sujeitos à ação da natureza.

Pisos e revestimentos

Essa madeira, em pisos e revestimentos, cria uma atmosfera mais acolhedora para o cômodo, especialmente se combinada a outros elementos que componham um ar mais rústico. Além disso, devido à sua resistência, é uma boa opção para ser usada como revestimento.

Usar madeira de demolição é uma ótima forma de contar com materiais nobres em sua casa e, ao mesmo tempo, fazer sua parte pela sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Além disso, o desgaste natural da madeira dá um ar único para o ambiente, compondo uma decoração incrível e dando bastante personalidade ao seu lar.

Quer mais dicas de como montar o seu espaço com sofisticação e criatividade? Assine nossa newsletter e receba todas as informações diretamente em seu e-mail!

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */