Mármore e Granito: qual a diferença?

ler post

Você está querendo repaginar a decoração da sua casa, mas não sabe escolher entre mármore ou granito? Não se preocupe, este post vai te ajudar! Afinal, investir em mármore ou granito é uma excelente maneira de criar um ambiente sofisticado! Nós vamos te mostrar a diferença entre mármore e granito e explicar o que, de fato, é o mármore e o que é o granito. Além disso, vamos esclarecer alguns pontos como o local certo para aplicação do mármore e do granito e dizer quais são materiais alternativos de alta qualidade para essas duas pedras naturais.

Tradicionais e de alta qualidade, tanto o mármore quanto o granito são materiais excelentes. Eles podem ser aplicados, por exemplo, em bancadas ou utilizados como revestimentos. No entanto, muitas pessoas se confundem quanto a essas duas pedras. O que acontece é que acabamos acreditando que mármore e granito são utilizados da mesma forma e têm as mesmas características. Mas não é nada disso!

Para que você deixe a sua casa do jeito que sempre sonhou e faça a escolha certa dos revestimentos, criamos este post com todos os detalhes sobre o assunto. Aprenda agora como escolher entre o mármore e granito para seu projeto:

Escolha o local certo para a aplicação

Já sabemos que o mármore e o granito são duas pedras sofisticadas… Porém, ainda há muitas dúvidas sobre como utilizar cada uma delas. Basicamente, as duas opções podem ser utilizadas como revestimentos e acabamentos. O mais comum é aplicá-las em locais como:

  • revestimento de pisos e paredes;
  • fachadas de construções;
  • acabamento de móveis, como bancadas e armários.

Contudo, para utilizar o mármore e o granito da forma adequada, você deverá atentar às aplicações e características específicas de cada um.

Por um lado, o mármore é a melhor opção para os espaços mais nobres — banheiros, salas de estar ou jantar. Por outro lado, o granito costuma marcar presença em fachadas, cozinhas e áreas gourmet.

Afinal, qual é a diferença entre mármore e granito?

Em primeiro lugar, a semelhança é que tanto o mármore quanto o granito são pedras naturais. E as diferenças entre elas são suas características técnicas, que envolvem resistência, cor e os desenhos do material. Sendo assim, vamos conhecer melhor essas diferenças?

Entenda o que é Mármore

O mármore é popularmente conhecido por sua beleza e tradicionalidade. Basicamente, ele é uma rocha natural metamórfica e, em sua maioria, composta por minerais de calcita.

A pedra natural mármore conta com uma coloração uniforme e ainda apresenta os chamados veios, que são os seus desenhos muito bem definidos. Essa é uma opção com alta porosidade, o que faz com que também seja menos resistente que o granito.

Algumas dicas para você avaliar antes de escolher o mármore:

  • o mármore deve ser utilizado somente em ambientes internos;
  • prefira aplicar o mármore em espaços com baixo tráfego de pessoas, para que a pedra não se desgaste com o atrito;
  • a pedra é mais indicada quando usada para revestimentos. Isso porque tem maior leveza que o granito;
  • o mármore costuma ser mais caro.

Saiba mais sobre os tipos de mármore aqui.

Entenda o que é Granito

Por sua vez, o granito é uma rocha natural ígnea. Isso significa que, em sua composição, é possível encontrar elementos como: quartzo, feldspato e mica. Juntos, esses três componentes fazem com que o granito tenha beleza e muita durabilidade.

A rocha natural ígnea granito é indicada para ambientes internos e externos. Além disso, ela pode ser muito bem aplicada também no acabamento de móveis ou em áreas de serviço.

Diferente do mármore, o granito não tem alta porosidade. Assim, ele dificilmente absorverá água ou formará manchas, fazendo com que seja uma excelente opção para locais úmidos, como a cozinha.

Algumas dicas para você avaliar antes de escolher o granito:

  • por ser mais resistente, o granito pode ser aplicado em bancadas, pias de cozinha, cubas de lavabo e áreas externas;
  • caso deseje utilizar o granito nas fachadas, prefira os granitos avermelhados ou verdes, com menor granulação e porosidade;
  • o granito tende a ser mais barato do que o mármore.

Saiba mais sobre os tipos de granito aqui.

Descubra materiais alternativos e de alta qualidade

Ainda está em dúvida sobre a escolha entre mármore e granito? Então, a nossa sugestão é que você conheça também outros materiais. Um deles é o porcelanato, que vem sendo muito utilizado como revestimento.

Composto por materiais nobres, esse produto conta com excelente resistência e durabilidade. O grande diferencial é que o porcelanato tem absorção de água bem próxima de zero, sendo ótimo para ambientes externos ou internos.

Há também a cerâmica HD — uma técnica de impressão em alta resolução capaz de imitar outros materiais. Aqui, você poderá utilizar o porcelanato e, ao mesmo tempo, reproduzir as mesmas texturas do mármore ou do granito. Não é demais?

Enfim, essas são algumas dicas para encontrar o material para o seu projeto e ter o cantinho dos sonhos! Como vimos, alguns aspectos devem ser levados na hora de escolher entre mármore e granito, incluindo opções alternativas a eles.

E aí, gostou? Quer continuar por dentro de mais dicas como estas? Então siga a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

 

Tags:

Mais posts do blog.